Publicado no dia

Pela primeira vez, a maioria do corpo de conselheiros do CAU/SC será formada majoritariamente por mulheres, gênero que é predominante na Arquitetura e Urbanismo no estado e no país. A nova composição do plenário do CAU/SC para a gestão 2021/2023 eleita no dia 15 de outubro mostra um retrato mais fiel do ponto de vista da representatividade de gênero da história do conselho desde a primeira gestão, em 2012.  Conheça a nova gestão eleita para o mandato 2021/2023

Segundo o mais recente anuário da arquitetura e urbanismo publicado pelo CAU/BR, em 2019, as mulheres eram 66% do número total de profissionais em Santa Catarina, enquanto os homens somavam 34%. A lista de titulares eleitos ficou semelhante: onze mulheres e seis homens compõem o plenário da gestão 2021/2023, totalizando 64,71% representantes do gênero feminino e 35.28% do gênero masculino. 

Nas eleições anteriores, em 2017, a proporção de eleitos foi de 50% para cada gênero, o que já foi considerado uma evolução do ponto de vista da representatividade em comparação com a gestão fundadora (2012/2015), quando apenas duas mulheres compuseram o plenário de treze conselheiros/as.

Esta mudança é resultado da mobilização das próprias profissionais do estado com o propósito de aumentar a representatividade feminina e a tendência se estendeu a outros estados nestas eleições. No CAU/SP, maior CAU do país, por exemplo, a próxima gestão contará com 77% de mulheres.

Já no CAU/BR, o efeito não se repetiu: o plenário será composto majoritariamente por homens (64,28%). Apenas dez das 28 vagas – o equivalente a 35,72% – serão ocupadas por arquitetas. Uma delas é atual presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, eleita conselheira federal para a gestão 2021/2023. Para Daniela, as eleições de 2020 apontaram para um importante cenário de renovação. Além a equidade na representação de gênero, a presidente destacou a expressiva representatividade de jovens conselheiras/os que farão parte da próxima gestão. Mais da metade do plenário será formada por novos conselheiros.

“É um sinal de fortalecimento para o Conselho de SC. Acredito que a  diversidade de experiências,  a  regionalização e o amadurecimento do processo político que conquistamos nessa eleição farão avançar os projetos e desafios que estão colocados para a nossa profissão”, afirmou.

Leia também: .:. Gestão eleita para o CAU/SC tem representantes de todas as regiões do estado .:.

Acesse o Diagnóstico de Gênero do CAU/BR

Acesse o Anuário 2019 do CAU/BR


Deixe seu comentário