Publicado no dia

Na última sexta-feira, 9 de abril, aconteceu a 114ª Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) em formato on-line na página da autarquia no YouTube (www.youtube.com/CAUSCoficial).

A abertura da 114ª Plenária foi conduzida pela presidente do CAU/SC, Patrícia Herden, e em seguida, as comissões apresentaram seus comunicados e assuntos discutidos em reuniões – alguns deles levantaram temas como o ressarcimento dos reajustes da anuidade do CAU, Câmaras Temáticas, parcerias com instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros.

Após a abordagem das restituições dos reajustes das anuidades, a presidente sugeriu: “É interessante criar um fundo social com esses ressarcimentos, tendo em vista o valor individual e os custos para essa ação.” Patrícia também informou que está levantando com os presidentes dos CAU/UFs a criação de um repositório unificado para os projetos das unidades federais e a aceitação está sendo positiva; disse que será relançado o evento Papo de Arquiteto em formato on-line para a valorização e aproximação com os profissionais da área; e citou a realização da pesquisa Assuntos de Interesse dos Arquitetos e Urbanistas.

Na sequência, a vice-presidente do CAU/BR, Daniela Sarmento, informou que autoridades se reuniram para tratar do tema Patrimônio Histórico, pois a intenção é desenvolver um programa acerca do tema. Daniela ainda falou sobre o desafio de reorganizar os fluxos sobre o ressarcimento das anuidades para que sejam mais eficientes e elogiou o Conselho catarinense: “O CAU/SC está de parabéns pela parceria com o CAU/BR, pois envia pautas bem elaboradas e fundamentadas. Todas as comissões devem ter um diálogo mais forte.”

A presidente Patrícia fez a leitura do projeto de retomada das Câmaras Temáticas e, em seguida, a conselheira da Comissão de Ensino e Formação (CEF), Fárida Mirany de Mira, fez a sua exposição após o pedido de vista na última plenária. Na sequência, o conselheiro e coordenador adjunto da Comissão de Ensino e Formação (CEF), Rodrigo Althoff Medeiros, fez o segundo pedido de vista para estudar o projeto. Após discussão sobre a legitimidade da condução da plenária em relação a esse segundo pedido de vista, a advogada e assessora jurídica do CAU/SC, Isabel Leonetti, orientou os participantes sobre a legalidade e o Regimento Interno. “O direcionamento dado à plenária sobre esse assunto foi correto e dentro do que determina o Regimento Interno”, afirma. De acordo com a advogada Isabel, o projeto das Câmaras Temáticas poderá ser retomado na próxima plenária, pois o pedido de vista interrompe qualquer discussão do tema naquele momento. A vice-presidente do CAU/SC, Silvya Caprario, ressaltou que a intenção da gestão é dar andamento ao projeto das Câmaras Temáticas e, para isso, salientou a importância da conciliação e da colaboração dos conselheiros.

Houve também a homologação do Acordo de Cooperação entre CAU/SC e Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUSESC) e a aprovação a ampliação do tempo para o Registro de Responsabilidade Técnica quando há associação dos grupos “Projeto” e “Atividades Especiais”. O coordenador do Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SC (CEAU-CAU/SC) e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina (IAB-SC), Luiz Alberto Souza, lembrou que o CAU de Santa Catarina é um exemplo para todo o Brasil.

Nos momentos finais da 114ª Plenária, as áreas internas – Assessoria Especial e Gerências Técnica, de Fiscalização e Administrativa e Financeira – fizeram suas exposições. A presidente Patrícia encerrou com os agradecimentos.

A 114ª Plenária aconteceu em formato on-line e foi transmitida pela página da instituição no YouTube. Para conferir, clique: 114ª Plenária.


Deixe seu comentário