Publicado no dia

A equipe do Bloco B Escola está com inscrições abertas para a oficina “Vem por aqui: criando espaços mais seguros para mulheres”, uma série de encontros para pensar as cidades para mulheres a partir da própria perspectiva destas usuárias dos espaços urbanos.  Através de seis encontros virtuais, a oficina pretende promover leituras e debates que fomentem a compreensão de situações e ferramentas para a transformação dos espaços públicos em prol da segurança das mulheres. O curso tem apoio do CAU/SC através do edital de Chamada Pública 04/2019 para projetos relacionados ao tema “Acupuntura urbana: Espaços inclusivos e sustentáveis”.

 A oficina será conduzida pelas Arquitetas e Urbanistas da equipe do Bloco B Escola em colaboração com a professora Arquiteta e Urbanista Paula Freire Santoro (FAU/USP-LabCidade) e as Cientistas Sociais Larissa Gdynia Lacerda (FFLCH/ USP-LabCidade) e Marina Kohler Harkot (FAU/USP).  Além das arquitetas, outras mulheres interessadas pelas questões de gênero na cidade são convidadas a participar. O custo de participação é R$ 70,00.

Conheça as palestrantes

Paula Freire Santoro

Arquiteta e Urbanista pela USP, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Escola Politécnica de Cataluña. Cursou especialização em Política de Terras na América Latina pelo Lincoln Institute of Land Policy, no Panamá, e possui dois pós-doutorados em Ciências Sociais Aplicadas pela City University of New York e pela New York University. Coordenadora do LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (FAU/USP).

Marina Kohler Harkot 

Cientista Social pela USP e mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP). Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na área de Ciências Sociais Aplicadas (FAU/USP) .

Larissa Gdynia Lacerda

Cientista Social pela USP e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Atualmente é doutoranda em Sociologia na área de Ciências Humanas (FFLCH/USP). É pesquisadora do LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (FAU/USP)

Veja a programação: 

 21/10: Introdução à oficina

 Dinâmica de apresentação das mulheres do curso: organizadoras, ministrantes convidadas e grupo de participantes. Apresentação da programação da oficina e dos conteúdos abordados. Introdução de alguns conceitos; tempo para perguntas e debate. Repasse do conteúdo do esquenta para a próxima aula. 

  28/10: Conceitos de gênero, performatividade e interseccionalidades

 Introdução aos conceitos de gênero, performatividade e interseccionalidades. Apresentação dos debates: trabalho reprodutivo/produtivo, trabalho de cuidado, patriarcado, dicotomias e feminismos. Discussão sobre os temas relacionados ao conteúdo do esquenta e aos conceitos apresentados. Tempo para perguntas e debate. Repasse do conteúdo do esquenta e organização dos grupos temáticos para o encontro seguinte.

04/11: Como fazer leituras do território que não invisibilizem?

Dinâmica com as participantes para instigar reflexões sobre o projeto que será desenvolvido nos encontros seguintes; as participantes, organizadas em grupos, irão explorar os temas propostos pelas ministrantes convidadas, referentes ao conteúdo do esquenta.Tempo para o debate em grupos e, posteriormente, para o debate ampliado com a turma.

11/11: Percebendo o espaço ao redor, o que é um espaço seguro e para quem?

Baseado nos artigos 5º e 6º da Constituição, serão levantados conceitos de segurança pública e será debatido como é ela conduzida na atual situação do país, quais são as ferramentas utilizadas pelo público e como se relacionam segurança e mobilidade urbana:

 Art. 5º, inc. XV: é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

18/11: Acupuntura urbana, intervenção e performance

 Compartilhamento das experiências do esquenta. Introdução a alguns conceitos: O que é acupuntura urbana? O que é um dispositivo, o que ele significa? Como ele pode atuar?

 Os grupos organizados deverão pensar em iniciativas e/ou dispositivos que tragam a discussão de gênero na cidade. Cada grupo será guiado por uma integrante da Equipe do Bloco B Escola. Para o próximo encontro, as participantes deverão apresentar a proposta debatida em grupo.

 25/11: Apresentação e debate final

Apresentação das propostas e conversa sobre a possibilidade de execução de algum dos dispositivos com a verba disponível pelo edital. Debate final, encaminhamentos, reflexões, experiências individuais e coletivas.

​Inscrições neste link

Outras informações com a Bloco B:

Nas redes: @blocob.escola

E-mail: blocob.escola@gmail.com

 

Leia também: .:. Conheça exemplos de acupuntura urbana e inscreva seu projeto .:.


Deixe seu comentário