Oficinas do Projeto Arquitetando o Seu Negócio em Florianópolis orientam gestão de negócios em arquitetura

Em terceira edição na capital, projeto reuniu dezenas de pessoas no auditório do Sebrae

Publicado no dia

Do valor à entrega, passando pelo plano de marketing, comunicação, gerenciamento de finanças… Empreender em arquitetura e urbanismo é um desafio bastante conhecido pelos profissionais da área. Pensando em sanar essa dificuldade, uma parceria entre o Sebrae/SC e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina tem mobilizados arquitetos de todo o Estado. Na última semana, as oficinas do Projeto ‘Arquitetando o Seu Negócio’ reuniram, em Florianópolis, dezenas de profissionais para uma imersão em gestão de negócios.

Essa é a terceira edição do projeto na capital catarinense. Profissionais da Grande Florianópolis, de Santa Catarina e até mesmo de outros estados participaram do treinamento conduzido pelos consultores do Sebrae/SC, o economista Alexandre Vecchietti e o administrador Daniel Lucena. “O trabalho desenvolvido nas oficinas é focado na gestão de negócios em arquitetura e urbanismo. Nosso intuito é profissionalizar o funcionamento dos empreendimentos desses profissionais e qualificar suas entregas. E é justamente esse domínio sobre o que é gestão que vai garantir o sucesso do negócio”, salienta Lucena.

Entre os problemas mais incidentes na administração de negócios, o economista Alexandre Vecchietti lembra que a gestão de finanças é um ponto sensível. “A parte de gerenciamento de recursos é sempre a mais sensível. Ela é quem define quanto você cobra e como você cobra pelo serviço prestado”, comenta. O economista ainda destaca a importância de um bom controle de recursos para a valorização do serviço prestado. “O controle do fluxo de caixa, a separação dos custos pessoais, despesas do negócio e receita é determinante para o bom funcionamento de um empreendimento. E justamente por isso, durante as oficinas, nosso papel é ensinar os arquitetos a executarem esse diagnóstico”, aponta.

O arquiteto e urbanista André Lucas Chambarelli participou da terceira edição do Projeto ‘Arquitetando o Seu Negócio’ em Florianópolis e acredita que o aprendizado das oficinas auxilia a redefinir os serviços prestados pela empresa que mantém. “Através do que aprendemos aqui, identifiquei os pontos fortes da nossa empresa e acredito que com esse redirecionamento nós poderemos ter novos e melhores resultados no nosso negócio”, avalia.

De visita a Santa Catarina, o arquiteto e urbanista paranaense Ricardo Pereira lembra que além de conhecimento em gestão de negócios, o encontro ainda serve para fortalecer laços e trocar experiências com profissionais da mesma área. “É um momento para dividirmos o que estamos fazendo, como estamos fazendo e aprendermos também uns com os outros. O mercado para atuação de arquitetura e urbanismo é muito amplo e esse tipo de evento nos permite aprender sobre assuntos que não dominamos dentro da nossa profissão, além de ampliar nosso networking”, revela.

A proposta de qualificação para a gestão de negócios também chamou a atenção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul representado pelo arquiteto urbanista Tales Vörker no evento. A ideia é que o mesmo modelo de formação seja disponibilizado aos arquitetos gaúchos. “As dificuldades de gerir negócios em arquitetura e urbanismo são dúvidas recorrentes que chegam ao atendimento do CAU/RS. Os arquitetos não têm essa capacitação na faculdade e quando chegam ao mercado se deparam com o grande desafio de administrar seu próprio escritório. Por isso, esse treinamento é bastante pontual em atender essa necessidade e é uma ótima iniciativa a ser replicada”, destaca.


Deixe seu comentário