Parceria entre CAU/SC e AREA-TB promove iniciativa de “Boas Ideias Para Equipamentos Públicos – Abrigo de Passageiros”

Ação representa a primeira etapa do projeto “I Concurso Público de Arquitetura e Urbanismo: Que Parada é Essa? - Ideias Para Novos Abrigos de Passageiros", selecionado no Edital de Patrocínio em 2016

Publicado no dia
parceria entre CAU/SC e AREA-TB

A parceria entre CAU/SC e AREA-TB teve sua primeira etapa concluída. Durante o mês de junho, a ação “Boas Ideias Para Equipamentos Públicos – Abrigo de Passageiros” chegou às escolas de Tubarão. A atividade reuniu mais de 200 crianças, com idade média de 10 anos, dos 5º anos do ensino fundamental da rede municipal. Dez das 14 escolas do município receberam a iniciativa.  A ação também conta com o apoio da Prefeitura de Tubarão e de empresas locais. A ação integra o projeto I Concurso Público de Arquitetura e Urbanismo: Que Parada é Essa? – Ideias Para Novos Abrigos de Passageiros”.

O trabalho realizado com os alunos durou cerca de duas horas. Divididas em grupos, as crianças tiveram a oportunidade de experimentar na prática as atividades de elaboração de um projeto. Atividades educativas, lúdicas, e de estímulo como jogos de curiosidade e músicas, auxiliaram nos estímulos para a criatividade dos pequenos. No processo, os alunos elaboraram diagnósticos, levantaram propostas e desenvolveram ideias através do desenho.

A parceria entre CAU/SC e AREA-TB teve início em 2014 depois o I Seminário Regional de Arquitetura e Urbanismo – Planejamento Urbano: Novos Desafios à Atuação Profissional. Na ocasião, o evento o reuniu cerca de 300 pessoas para debater políticas urbanas e mobilidade.  Após o encontro, os membros da AREA-TB buscaram apoio do poder público e privado para dar início ao projeto.

Conforme os organizadores, além de fomentar a criatividade e censo crítico das crianças, a iniciativa também possibilita a valorização da profissão. “É um passo significativo tanto para a profissão como para a sociedade, falando de um equipamento público, que pertence à todos.”, salienta a Diretora do Departamento de Arquitetura da AREA-TB, Jalline Cesca.

O responsável técnico pelo projeto, Flávio Luiz Alípio ainda salienta o descobrimento sobre o que é a arquitetura. “Através do questionamento no início das atividades pode-se afirmar que apenas aproximadamente 5% das crianças conheciam.  Após as atividades, praticamente a totalidade havia compreendido a presença da Arquitetura no seu dia-a-dia, e a importância do profissional para a cidade”, comenta.

Resultados da Parceria entre CAU/SC e AREA-TB

Nos resultados da parceria entre CAU/SC e AREA-TB , os organizadores observam a interação das crianças com os espaços que habitam. Mais de 70 desenhos foram criados durante as atividades. Conforme a equipe, os trabalhos trazem variados pontos de vistas e sugestões de abrigos de passageiros. Nos trabalhos há destaque para acessibilidade universal, conforto dos usuários, agregação de usos e equipamentos urbanos.

Ainda segundo a equipe, diante da perspectiva das crianças, a iniciativa oriunda da parceria entre CAU/SC e AREA-TB é capaz de fomentar a discussão na sociedade. “Acredito que iremos atingir o objetivo de ter a discussão sobre o tema dentro da casa deles, com os pais, vizinhos e outros alunos. Apesar do recorte, de trabalhar com alunos de uma série, gostaríamos que o assunto gerasse discussão na nossa cidade” observa Jalline.

Para o coordenador do concurso, Raul Ribeiro o envolvimento de crianças no projeto permite ampliar a visão de mundo. “A transformação para termos uma cidade inteligente requer planejamento e conhecimento técnico/profissional. Contudo, através do projeto “Boas Ideias” vemos que a verdadeira transformação está na vivencia e imaginação.  Transformação que está naqueles que veem o mundo ao seu redor sem preconceitos políticos ou econômicos, tratando o futuro com esperança”, avalia.

 


Deixe seu comentário