Publicado no dia

Desde que a Covid-19 iniciou a escalada de contaminação no Brasil, em meados de março, muitas pessoas começaram a se mobilizar em ações de solidariedade. São voluntários que criam iniciativas para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e impactadas pela crise econômica gerada pela necessidade do isolamento social. Os arquitetos e urbanistas também fazem parte deste esforço. Por todo o país, eles estão organizados pela rede nacional Urbanistas contra o Corona. As possibilidades e potências deste coletivo são assuntos do novo episódio da série de podcasts “Coronavírus e o futuro da arquitetura”.

A rede colaborativa começou a se estruturar no Rio de Janeiro, a partir de debates entre arquitetos do Sindicato e da FIOCRUZ e logo se espalhou pelo país. Hoje, ela conta com núcleos espalhados por vários estados da federação, inclusive em Santa Catarina, onde procura estruturar soluções emergenciais diante do desafio de proteger a sociedade e conter a pandemia. 

O podcast é dividido em três partes e conta com a participação da arquiteta Claudia Pires, o arquiteto Rodrigo Bertamé e a geógrafa Renata Rogowski para falar sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pelo coletivo no país e no estado. A conversa é conduzida pelo arquiteto Antonio Couto Nunes, que além de assessor especial da presidência do CAU/SC e integrante da rede, também acompanha as comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA) e de Assistência Técnica em Habitação Social (CATHIS) no Conselho, e é pesquisador da área da habitação social.

Acompanhe no Spotify:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

.:. Ouça também o primeiro episódio “Home Office, desafios e oportunidades .:. 


Deixe seu comentário