Publicado no dia

Nesta última terça-feira (22) o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e a secretária de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva, assinaram o contrato com a empresa Furcolin Paisagismo Ltda., de Campinas, ganhadora do concurso público nacional de anteprojeto de arquitetura e urbanismo do “Centro Histórico do Casarão Gallotti”.

O trabalho vencedor é um anteprojeto que, agora, será ajustado, finalizado e transformado no projeto executivo, que então irá para licitação a fim de que sejam iniciadas as obras.

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina (IAB/SC),  foi o responsável pela organização do Concurso Público Nacional de Ideias do Anteprojeto de Arquitetura e Urbanismo do Centro Histórico do Casarão Gallotti. O edital foi aberto a profissionais de arquitetura de todo o Brasil e após análise de comissão julgadora, três trabalhos foram selecionados como vencedores.

 

Sobre o Concurso

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina (IAB/SC) assinou o contrato para a realização do concurso no dia 19 de agosto de 2021 e ontem, dia 22 de fevereiro, depois de ter feito todo o processo de uma forma transparente (o edital, as inscrições, as entregas dos trabalhos, o julgamento, os recursos, a ata final, a divulgação, a elaboração do contrato e a contratação), conseguiu concluir o resultado em menos de 6 meses.

O vice-Presidente do  Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina (IAB/SC) e também coordenador do concurso, Ângelo Arruda defende que o Concurso Público para projetos públicos de Prefeituras do Governo Federal é a alternativa mais correta para se escolher uma melhor proposta entre várias, com preço justo e determinado para que ele possa ser elaborado.  “O Concurso Público é uma modalidade de licitação prevista na Lei das Licitações nº 8.666, mas ela é pouco praticada pelos entes públicos que preferem contratar mediante uma lista de preços, contratar empresas em meio a um edital que já está pronto, então a gente (IAB/SC) não defende isso”, ressaltou o vice-Presidente.

“O IAB/SC, que já organizou inúmeros concursos públicos em diversas cidades do Estado tem a satisfação, com 53 anos de história, de retomar o assunto Concurso Público, 9 anos depois e tem orgulho de todo esse sucesso”, destacou o vice-Presidente do IAB, Ângelo Arruda.

 

Confira os trabalhos premiados:

1º lugar: Furcolin Paisagismo Ltda., de Campinas, SP

2º lugar: Earquitetos, de Santa Maria, RS

3º lugar: Tomich Arquitetura e Urbanismo Ltda., de Curitiba, PR

Menção honrosa: ProGeta – Projetos e Gestão Ambiental Ltda, de Florianópolis, SC

 


Deixe seu comentário