A sétima edição do Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina recebeu novo nome e novas categorias. Agora, a Premiação Acadêmica será divida em dois momentos: O Prêmio TCC — para estudantes de Arquitetura e Urbanismo — e o Prêmio Professor — para docentes engajados no desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino da Arquitetura e Urbanismo.
A premiação tem o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do ensino nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Estado, buscar a valorização do profissional recém-formado e do profissional docente Arquiteto e Urbanista e trazer para o debate profissional os trabalhos e as práticas acadêmicas, analisando a relação existente entre a teoria, o ensino e a prática profissional;
Os temas especiais a serem premiados na categoria Prêmio Estudantes de Arquitetura e Urbanismo já estão definidos:
- Tema Especial 2019: “O Lugar da arquitetura frente a catástrofes – arquitetura emergencial e/ou reconstrução das aglomerações humanas atingidas”, para trabalhos inscritos que forem desenvolvidos no segundo semestre de 2018 ou no primeiro semestre de 2019.
- Tema Especial 2020: “Arquitetura Efêmera”, para os trabalhos inscritos que forem desenvolvidos no segundo semestre de 2019 ou no primeiro semestre de 2020.
Confira os critérios de avaliação para os trabalhos inscritos para o Prêmio TCC:
- Pertinência do tema;
- Partido;
- Inserção no contexto;
- Solução formal;
- Coerência entre a ideia e o resultado projetual;
- Apresentação e comunicação do projeto;
Os trabalhos inscritos na categoria Prêmio Professor passarão pelas seguintes etapas:
- Identificação das propostas que estão aptas a serem desenvolvidas ou aquelas que necessitam de adequação para aplicação;
- Análise da inovação do ensino pela mobilização de metodologias de pesquisa e/ou extensão;
- Verificação da viabilidade da execução da proposta, sobretudo quanto aos aspectos econômico-financeiros e de infraestrutura;
Entre os critérios de avaliação do Prêmio Professor, estão:
- Clareza e coerência entre as diretrizes curriculares dos cursos de arquitetura e urbanismo e a metodologia de desenvolvimento propostos;
- Organização e clareza na apresentação da experiência, sobretudo no relato final;
- Apresentar integração entre ensino, pesquisa e/ou extensão nas atividades realizadas;
- Apresentar valor agregado, como participação ou organização de eventos, oficinas, elaboração de material audiovisual, elaboração de material técnico científico, site, blog ou outros;
- Contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas a profissão de Arquiteto e Urbanista.
Para mais informações, entre em contato com a Comissão de Ensino e Formação pelo e-mail cef@causc.gov.br.
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