Profissionais com mais de 40 anos de registro são isentos de anuidade

Vania Burigo é formada há 46 anos e segue atuante na arquitetura

Publicado no dia

Vania Burigo foi presidente do IAB-SC na gestão 2014-2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formada há 46 anos, Vania Burigo está entre os 827 profissionais de Santa Catarina beneficiados com desconto de 50% ou isenção da anuidade, conforme o patamar atingido. Por meio de cartões temáticos, ao longo de 2023 o CAU/SC vai cumprimentar 66 arquitetos e urbanistas que estão completando 40 anos de registro (considerando o vínculo com o CREA) e 81 que completam 30 anos de graduação. Além dos cartões – simbolizando o orgulho do Conselho pelas carreiras longevas – o CAU/SC também vai destacar profissionais “veteranos” em suas redes sociais, para que as novas gerações reconheçam quem contribuiu com a profissão liderando entidades de classe.

No final dos anos 70, após concluir a graduação na Universidade Federal de Pelotas, Vania veio para Santa Catarina acompanhando o marido, engenheiro agrônomo. Em Chapecó, participou de um programa para planejamento físico territorial participativo em cidades com mais de 3 mil habitantes. O convênio do governo estadual com a Associação de Municípios permitiu que contribuísse de forma pioneira com o planejamento urbano, num tempo em que as obras seguiam apenas o código de posturas, pela ausência de outras legislações urbanas.

Nos quatro anos em que viveu na Região Oeste, Vania percebeu a necessidade de se engajar nas questões de classe, então passou a representar os arquitetos como inspetora do CREA no escritório regional. As próximas escalas foram no Sul do estado, residindo em Tubarão e em Criciúma. Mudaram as coordenadas geográficas mas não a atuação empática, com Vania participando de reuniões do IAB SC em Florianópolis, da Associação de Engenheiros e Arquitetos e também do IAB Criciúma, onde assumiu a presidência, em 2004.

Em Tubarão, Vania dividia-se entre a Associação de Municípios, prestando assistência às prefeituras que não dispunham de corpo técnico na área, e o trabalho como autônoma, com projetos de construção residencial. Em Criciúma, dedicava-se aos projetos de habitação unifamiliar em seu escritório até estabelecer uma parceria com o arquiteto Diego Espírito Santo, da ES Arquitetura, onde alcançou ainda mais prestígio com a premiada Casa 01.

Desde a sua concepção, a Casa 01 foi pensada para ser uma referência de sustentabilidade, disseminando os critérios de Green Building. Contemplada com a Certificação GBC Brasil Casa® – Nível Platina, a mais alta para o setor, a Casa 01 rendeu até mesmo um livro, que apresenta em 143 páginas o projeto arquitetônico, desenvolvido pela ES Arquitetura, o projeto de arquitetura de interiores, assinado por Vania em parceria com as arquitetas Mariah Zanatta e Carina Lino Colonetti, e o projeto luminotécnico, a cargo das arquitetas Amanda Pamato de Souza e Marina Makowiecky. O livro, de autoria de Vania, Diego Espírito Santo e Joyce Diehl, teve a renda destinada a um instituto que atende crianças com deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paralelamente aos projetos, Vania fortaleceu o vínculo institucional, assumindo a presidência do IAB-SC para a gestão 2014-2016. “Toda profissão tem conquistas que dependem do desempenho profissional de cada um, mas a credibilidade e a valorização de quem a exerce, isso é construído coletivamente”, acredita. O envolvimento com o IAB, justamente quando o CAU/SC ganhava fôlego, após o desembarque dos arquitetos do CREA/SC, “gerou trocas preciosas de conhecimento num ambiente muito democrático”.

Eleita Conselheira Federal Suplente na atual gestão do CAU/SC (2021-2023), Vania lembra da motivação que a levou a se candidatar: ampliar a representatividade feminina nas esferas de decisão, pois o olhar da mulher, sua capacidade de ver o que está faltando nas cidades, para as pessoas viverem melhor, contribui diretamente com o urbanismo. “A construção do CAU/SC contemplou um desejo antigo e representa um momento muito importante para todos nós. É um Conselho dedicado ao que interessa para os arquitetos urbanistas, incluindo a Habitação de Interesse Social, área pela qual eu tenho grande afinidade pelo alcance que a arquitetura pode atingir na sociedade e pela ampliação de oportunidades para a atuação profissional”.

 

  • PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE DESCONTO DO CAU, CLIQUE AQUI
  • Publicado em 20.03.2023.

Deixe seu comentário