Publicado no dia

A primeira palestra do segundo dia do III Congresso de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina, etapa Lages, foi sobre as boas práticas ao exercer a profissão de arquiteto e urbanista. Ministrada por profissionais do CAU/SC – Leonardo Vistuba Kawa, gerente de fiscalização e Nayana Maria de Oliveira, assistente técnica – a palestra trouxe esclarecimentos sobre normas e recomendações para o exercício da profissão. “Falamos sobre os principais pilares para uma atuação ética e regular. Além também de mostrar onde buscar esses normativos e as leis que regem a nossa profissão”, explicou Leonardo.

O site do CAU/SC é esse lugar. Nele é possível encontrar muitos dados e informação. Mas a conversa direta com os profissionais, algo possível também em palestras como essas, é outro importante meio para as trocas sobre esses assuntos. Para Nayara é importante falar sobre o código de ética e disciplina. “Para que o profissional tenha conhecimento das regras, dos princípios e das recomendações do código de ética. Para que ele paute sua atuação profissional dentro do que o CAU estabelece”, completou. Além desse assunto, Nayara compartilhou dicas para quem tem dúvidas na hora de elaborar um contrato de prestação de serviço. “Ele é um dos contratos mais utilizados nas atividades de arquitetura e urbanismo. Essas dicas são importantes até para não incorrer em erros, para que haja uma boa relação contratual entre o arquiteto e urbanista e os contratantes”, explicou.

O arquiteto e urbanista Welynton Brun participou da palestra e vai utilizar as dicas na prática. “Às vezes a gente tem muita dificuldade de elaborar um contrato, então algumas questões que foram abordadas sanaram muitas dúvidas”. A palestra também foi esclarecedora e reduziu as dúvidas da arquiteta e urbanista Maria Luiza Pagani. “Foram muitos aprendizados, principalmente como fazer um contrato, questão sobre o RT, questões de placas, de obras… surgiram várias dúvidas, elas foram respondidas e foi muito legal”, disse.

A palestra foi transmitida on-line e agora seguirá disponível no nosso canal do YouTube. Para assistir é só clicar aqui.


Deixe seu comentário