Publicado no dia

Mayara Cristiane Klein, autora do trabalho vencedor do 6º Prêmio, e o professor Rudivan Cattani | Foto: Isabela Martins-CAU/SC

Um projeto de abrigo para populações vítimas de enchentes ganhou o primeiro lugar no 6º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 2018, também conhecido como “prêmio TCC”. O trabalho “Habitação Temporária Emergencial: uma alternativa pós-desastres naturais em Santa Catarina”, foi criado por Mayara Cristiane Klein sob a orientação do professor Rudivan Luiz Cattani no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unisul, em Florianópolis.

A estudante conta que seu interesse por projetos na área social surgiu no início do curso. Moradora de Joinville, cidade já impactada por enchentes, Mayara também despertou cedo para a necessidade de atender a demandas geradas pelas catástrofes climáticas. A partir destes cenários, a aluna passou a estudar materiais financeiramente viáveis e de baixo impacto ambiental. Foi então que chegou a estruturas de PVC e bambu que, encaixadas, tomam a forma de um guarda-chuva invertido. Elevadas do solo, as estruturas captam a água da chuva e redirecionam por meio de uma tubulação instalada abaixo da base.

As habitações permitem a manutenção do convívio familiar, atenuando o impacto do evento sobre a rotina da população atingida pela enchente. Os módulos residenciais são expansíveis para comportar diferentes portes familiares. Há ainda as unidades de apoio, como sanitários, enfermaria e armazéns, projetados para uso coletivo. “A arquitetura também tem este papel de criar ordenamento, então fizemos um sistema orientável e amplo, com hierarquia de espaços pra incentivar as pessoas a ficarem mais fora do que dentro das casas”, explica a autora. “Em uma situação de catástrofes naturais muitas pessoas perdem seus pertences e ficam desamparadas. Então, a arquitetura também entra como instrumento de ajuda emocional pra que as pessoas possam se reerguer”, completa.

Estrutura das habitações modulares projetas pela estudante Mayara Klein | Imagem: Prancha do trabalho

Por serem flexíveis e leves, as peças facilitam o transporte, possibilitando o atendimento a populações atingidas por enchentes em diferentes locais do estado. A montagem seria feita pelos próprios usuários. “As pessoas atingidas são coautoras da construção da vila”, observou o professor Rudivan Cattani. O próximo passo para que ampliação do estudo seria a criação de um protótipo. A partir da materialidade, observa o professor, outras variáveis poderiam ser exploradas, como aspectos mecânicos da estrutura diante de intempéries.

O Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina reconhece os principais trabalhos de conclusão em cursos de universidades do estado e é concedido anualmente pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) e Instituto Brasileiro de Arquitetura (IAB/SC). São valorizados projetos arquitetônicos que intervenham sobre questões sociais e ambientais, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o Plano de Ação Estratégico do CAU/SC.

36 autores inscreveram seus trabalhos na edição deste ano. Os trabalhos vencedores seguem em exposição na Reitoria da UFSC até a próxima sexta-feira, 14 de dezembro.

Confira a lista completa dos premiados:

A partir da esquerda, a coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF), Jaqueline Andrade; o presidente do CEAU-CAU/SC e do IAB, João Villanova; a conselheira Gabriela Morais Pereira; Mayara Klein e Rodivan Cattoni | Foto: Isabela Martins-CAU/SC

1º Lugar: Autora: MAYARA CRISTINE KLEIN (UNISUL FLORIANÓPOLIS)

Professor: RUDIVAN LUIZ CATTANI

Trabalho: HABITAÇÃO TEMPORÁRIA EMERGENCIAL: UMA ALTERNATIVA PÓS-DESASTRES NATURAIS EM SANTA CATARINA

2º Lugar: Autor: JOÃO PEDRO DE FREITAS (UNESC – UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – CRICIÚMA/SC)

Professor: LUCAS SABINO DIAS

Trabalho: HABITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EM CRICIÚMA – SC

3º Lugar: Autora: VANESSA BEATRIZ DA SILVA (UNIVALI – ITAJAÍ/SC)

Professor: MARCELO GALAFASSI

Trabalho: O HABITAR E O RIO – UMA INTERVENÇÃO NO BAIRRO CIDADE NOVA-ITAJAÍ

Menções honrosas

Autora: BRUNA TERUKO BORTOLINI (UNIVALI – ITAJAÍ/SC)

Professora: LISETE TEREZINHA ASSEN DE OLIVEIRA

Trabalho: ARTICULANDO AS ÁGUAS AO TECIDO URBANO:INTERVENÇÃO URBANA NO BAIRRO CIDADE NOVA EM ITAJAÍ

Autora: ANALLÍA LUZ MACIEL (UNISUL FLORIANÓPOLIS)

Professor: ARLIS BUHL PERES

Trabalho: BIBLIOTECA MULTIMÍDIA PÚBLICA DE SANTA CATARINA: READEQUAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS

Autora: STEFANIA MEDEIROS STAKONSKI (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – FLORIANÓPOLIS)

Professor: FÁBIO FERREIRA LINS MOSANER

Trabalho: COSTURANDO MEMÓRIAS

Autora: CINTIA CHAVES DE SOUZA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – FLORIANÓPOLIS/SC)

Professor: ALBERTO LOHMANN

Trabalho: A CASA DE ALICE: UM CENTRO LÚDICO INFANTIL PARA A CIDADE DE SÃO BENTO DO SUL/SC

 

 

 

 


Deixe seu comentário