Publicado no dia

O CAU/SC é um dos dezoito finalistas do Prêmio ODS Santa Catarina. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 28 de outubro, em transmissão ao vivo pelo canal do Movimento ODS SC no Youtube . A ação que rendeu ao conselho uma das três indicação na categoria Organização de Classe foi o projeto Fundamentos para as Cidades 2030. A entrega do Prêmio ODS SC 2020 ocorrerá no dia 12 de novembro.

O prêmio é uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina para reconhecer ações desenvolvidas por seus Signatários (pessoas físicas ou jurídicas) que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, 110 propostas foram inscritas.

Para a presidente Daniela Sarmento, a indicação ao prêmio destaca o papel da arquitetura e urbanismo e dos profissionais nos temas que dizem respeito às cidades. “Esta indicação representa a visibilidade que o papel estratégico do/a arquiteto/a e urbanista vem ganhando na defesa da agenda 2030 e a importância das cidades como protagonista da qualidade de vida da população”, comemorou a presidente.

O CAU/SC integra o movimento e é patrocinador oficial, pelo segundo ano consecutivo, do ODS 11 que procura tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Saiba mais

Assista ao anúncio das indicações

Sobre o projeto Fundamentos para as Cidades 2030

Desenvolvido entre 2018 e 2020 pelo CAU/SC através da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental, o projeto Fundamentos para as Cidades 2030 tem foco em ações de suporte para a implementação do Plano Diretor Participativo nas cidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/ONU. A partir de um diagnóstico, o projeto resultou em um Manual Orientativo construído coletivamente para oferecer suporte aos entes envolvidos no processo de elaboração, revisão e implementação dos PDPs. O material destaca os 17 ODS, relacionando as oportunidades que as 169 metas da Agenda 2030 oferecem para o futuro de nossas cidades. O material é dirigido a arquitetos(as) e urbanistas, integrantes de Câmaras de Vereadores, Municípios e Ministério Público, convidando a comunidade para que se aproprie da construção de cidades mais equânimes, inclusivas e justas.

Saiba mais sobre o projeto


Deixe seu comentário