Publicado no dia

Foto: Prefeitura de Caçador (SC)

Há alguns anos, os moradores da Vila Santa Catarina, em Caçador (SC), deixariam de frequentar a área comunitária do bairro. O espaço, ocioso e em desuso, não era visto pelos moradores como um local de lazer e convivência. Pensando nisso, em 2017 a Prefeitura Municipal e os moradores da região propuseram a revitalização e requalificação da área, que no passado já chegou a abrigar uma creche e um programa de hortas comunitárias. O pedido foi acatado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) e pela Secretaria de Educação do município, que analisaram as condições da estrutura da edificação para redefinir o uso do espaço.

Assim surgiu o Quintal Social do Santa Clara, projeto arquitetônico social para a promoção de ações culturais, educativas, lúdicas e físicas. Custeado pela prefeitura, o Quintal Social atinge aproximadamente 2 mil habitantes e é o primeiro neste modelo inaugurado no município de Caçador em 2019. A previsão é que, até dezembro, outros três estejam concluídos: os Quintais Sociais de Ulisses Guimarães, Vila Santa Terezinha e Alto Bonito.

O projeto é assinado pela presidente do IPPUC, a arquiteta Karina Pompermayer, e pelo diretor de Pesquisa e Inovação, o designer Alexandre Schermach. A Secretaria de Infraestrutura, a Associação de Moradores da Vila Santa Catarina e outras empresas terceirizadas também participaram da obra de requalificação. Agora, a expectativa é que a prefeitura ofereça atividades sociais através das secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo. “Na sua grande maioria, estas pessoas não poderiam custear as atividades ofertadas, constituindo-se em uma oportunidade de inclusão social e cultural muito representativa”, relata a arquiteta.

Conheça o projeto:


Deixe seu comentário