Reforma com segurança

O vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), Giovani Bonetti, e o engenheiro civil Evandro Wiethorn levaram informações sobre a NBR 16.280 a cerca de 200 síndicos da região de Florianópolis

Publicado no dia

Esclarecimentos sobre a NBR 16.280, que trata de reformas em edifícios, foram feitos na noite de quinta-feira, dia 31 de março, durante evento organizado pelo condomínio Summit, para ajudar a sociedade coletiva. Realizada no auditório do Terra Firme, em São José, a palestra comemorativa dos 15 anos do Jornal dos Condomínios, foi ministrada em conjunto pelo vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, o arquiteto e urbanista Giovani Bonetti, e pelo engenheiro civil Evandro Wiethorn, gerente de planejamento da Construtora Lumis.

Por quase uma hora, Bonetti e Wiethorn explicaram que o escopo da norma 16.820 é manter a integridade e o desempenho da edificação, definindo a responsabilidade dos síndicos com as obras de modificações nas áreas privativas e comuns. De forma clara e objetiva, os palestrantes destacaram que todas as modificações têm que ser avisadas aos síndicos e órgãos públicos competentes, mesmo que fora do prazo de garantia, no caso de edificações novas, independentemente de serem feitas ampliações, demolições, escavações, alteração de uso ou intervenções na estrutura.

Qualquer intervenção é uma responsabilidade, por isso, é preciso um plano elaborado por um profissional, atendendo as leis e normas vigentes para garantir a segurança. “Uma vistoria prévia no entorno de onde será feita essa intervenção é importante, tanto pra quem está fazendo a obra, quanto para os vizinhos.”, ressaltou Bonetti.

Incumbências e encargos

O síndico tem que definir regras baseadas na convenção do condomínio, dizendo horários em que serão realizados e a data de finalização dos trabalhos, e a entrega dos trabalhos, além de recebimento dos materiais da reforma e formalização de comunicados aprovando os serviços e informando os interessados na reforma. “Essas regras são importantíssimas, porque sabemos que toda obra causa transtorno, então, quanto mais claro estiver na convenção, mais fácil será para dirimir esses transtornos”, acrescentou Bonetti.

Reformas Importantes

“Independentemente de ser uma pintura ou da complexidade do serviço, é importante ter um acompanhamento, porque essas atividades fragilizam a segurança”, explicou Wiethorn. É dever do síndico agir imediatamente em riscos eminentes à edificação, devendo, também, vistoriar a conclusão da obra e, ainda, cobrar o termo de conclusão atualizado.

Requisitos para documentação de obras

Tanto Wiethorn quanto Bonetti alertaram que a documentação deve ficar devidamente arquivada, estando disponível para consulta, sendo responsabilidade do síndico sua guarda.

Todas as obras têm a necessidade de responsabilidade técnica, seja para projeto ou para acompanhamento da obra, independente da complexidade e dimensão da obra. Em obras de grande complexidade, seria importante o síndico contar com um profissional para fiscalização a obra.

Palestra comemorativa

Criado com a vocação de dar voz aos síndicos, o Jornal dos Condomínios tem uma tiragem de 12 mil exemplares por mês, que vêm sendo distribuídos gratuitamente além das fronteiras dos edifícios. A palestra foi uma comemoração aos 15 anos da publicação, que leva conhecimento, cultura e entretenimento aos síndicos da região.

De acordo com a responsável pelo informativo, Angela Dal Molin, desde seu início o jornal tem o foco voltado para a administração condominial. Criado em 1966, como um manual, em 2001 transformou-se em um jornal, tornando-se interessante atrativo para leitores e anunciantes. A “Não basta ser pioneiro, se não existe a constante busca por novas tendências”, comentou Angela.

Novidade

 Para coroar a noite que reuniu quase 200 síndicos, Angela apresentou mais um facilitador, um aplicativo para tablets, que funciona como guia de fornecedores.


Deixe seu comentário