Publicado no dia

Nessa quinta feira, dia 7 de junho, foi a realizada a segunda etapa do Workshop de Planejamento Estratégico dos Projetos do CAU/SC. Na pauta, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Coordenado pelo arquitetos e urbanista Edson Cattoni, o evento contou com a participação dos Conselheiros e colaboradores do CAU/SC que, de maneira focada e muito bem humorada, colaboraram coma formação de estratégias que otimizam a execução das atividades de todas as comissões. Durante toda a dinâmica, o grupo foi desafiado a relacionar o planejamento estratégico do CAU/SC com os objetivos de desenvolvimento estratégico da ONU.

Você lembra?

Em outubro de 2016 foi realizado em Quito, Equador, o congresso internacional Habitat III. O evento, organizado pela ONU-Habitat a cada 20 anos, tem como objetivo orientar as políticas mundiais a partir de uma Agenda Urbana. Nesta ocasião, o direito à cidade foi a principal referência das atividades. O fato do evento ter sido na América do Sul foi especialmente importante, pois esta é a região do globo onde o direito à cidade reflete uma série de conflitos entre diferentes interpretações. Ok, sabemos que o entendimento sobre sustentabilidade é ainda muito recente e que, por isso, um futuro de muitos erros e acertos está previsto no caminho. Mas debates como esses, em esfera mundial, trazem à tona um maior amadurecimento do pensar coletivo. Pioneiro na aplicação e disseminação do conceito “do berço ao berço” no Brasil e dedicado ao desenvolvimento de projetos de inovação, o arquiteto e urbanista Alexandre Gobbo afirma que hoje, trabalhar visando ações pró meio ambiente não é mais uma questão de escolha e, sim, de necessidade. Nas palavras do profissional “o arquiteto que não priorizar o meio ambiente na execução dos seus projetos, é fadado ao insucesso. A arquitetura tem que ser pensada como um ecossistema”, sugere Alexandre.

Arquitetos e urbanistas podem consultar as principais normas e procedimento referente à sustentabilidade em obras e projetos de Arquitetura no site do CAU/BR. Na página você confere uma seção que reúne as principais legislações e guias. Confira!

http://www.caubr.gov.br/normasdesustentabilidade/

 

Para entender o compromisso do CAU com a Nova Agenda Urbana e Agenda 20130, acesse:

http://www.caubr.gov.br/cidades-2030-as-cidades-para-todos-une-agendas-urbanas-e-de-sustentabilidade/

 

 


Deixe seu comentário