Publicado no dia

Setembro marca o aniversário da adesão dos 193 Estados-membros da ONU à Plataforma 2030, agenda global que mobiliza pelo desenvolvimento sustentável em todo o mundo. A meta é ousada e, na mesma medida, urgente: através de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolver ações concretas pela erradicação da pobreza e promover a prosperidade mundial até o ano de 2030.

Em Santa Catarina, uma extensa agenda mobilizará organizações e empresas comprometidas com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Comitês e signatários do Movimento ODS em Santa Catarina promovem a Semana ODS na prática, com atividades diversas entre os dias 23 e 29. Signatário do movimento e apoiador oficial do ODS 11, o CAU/SC participa da ação.

Ainda neste mês, o Movimento ODS Santa Catarina realiza a campanha online “17 Formas de Melhorar a Vida”. As peças, que serão reproduzidas por organizações e empresas signatárias por meio das redes sociais, pretendem apresentar maneiras de implementar os 17 ODS no dia-a-dia.

A agenda completa também está acessível através de um mapa global que permite localizar ações da semana ODS em todo o mundo. Acesse aqui.

 

 Confira a agenda do CAU/SC para a Semana ODS na prática:

 

  • No primeiro dia da ação, em 23 de setembro, durante o encontro de Boas Práticas em Planejamento da ASCOP, o CAU/SC apresentará o seu Plano de Ação Estratégico para dirigentes e funcionários de conselhos profissionais.  O documento consolida a inclusão dos ODS no planejamento de gestão do CAU/SC após decisão plenária dos conselheiros e conselheiras. O evento acontece às 13h30min na Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina.

 

  • No dia 26, o CAU/SC apresenta a Plataforma de Georreferenciamento Integrado durante o Congresso de Prefeitos de Santa Catarina. A ferramenta, desenvolvida pelo CAU, permitirá a integração de dados entre órgãos municipais, estaduais e federais para tornar a fiscalização mais eficiente. A ação contempla especificamente três ODS: Objetivo 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; Objetivo 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; Objetivo 17 ((Parcerias e Meios de Implementação) Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. O evento acontece a partir das 15h45min na Plenária Principal – Arena Petry (SC 281, 4000, São José/SC).

 

  • Na sexta, dia 27, o CAU participa evento “Talks dos signatários”, promovido pela Univali. O Conselho apresentará o case “Fundamentos Cidades 2030”, projeto para criação de um manual de orientação dirigido os municípios catarinenses para a elaboração dos planos diretores participativos com base nos Objetivos e Desenvolvimento Sustentáveis. A atividade acontece no campus da Univali – Mundo Car – São José/SC, a partir das 13h30min.

Acesse a agenda completa

 


Deixe seu comentário