Seminário “Planos Diretores: Pensando fora da caixa” discute políticas urbanas em Santa Catarina

O evento foi uma iniciativa da Comissão Temporária de Políticas Urbanas do CAU/SC

Publicado no dia

Aconteceu ontem (12/12), o Seminário “Planos Diretores: Pensando fora da caixa”, no auditório da Unisul. O evento foi organizado pela Comissão Temporária de Políticas Urbanas do CAU/SC – CTPU e contou com oficinas para discussão coletiva dos planos diretores catarinenses. A programação foi transmitida pelo Facebook do CAU/SC.

Após a abertura do Seminário, os conselheiros estaduais e membros da CTPU, Edson Luis Catoni e Norberto Sganzerla, a Procuradora Cibelly Farias Caleffi do Ministério Público do Tribunal de Contas de Santa Catarina e o Professor Samuel Steiner do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina apresentaram o panorama dos planos diretores catarinenses. Em seguida, foram apresentadas esquetes teatrais para elucidar a necessidade do debate coletivo dessa temática.

O público, formado por agentes de várias regiões do estado, pode, ainda, participar das Oficinas que discorreram especificidades dos Planos Diretores. Para fomentar a dinâmica, foram levantadas quatro principais questões, das quais foram apontados os principais pontos discutidos.

Na mesa 1, foram levantadas as principais dificuldades para elaboração dos planos diretores. Na mesa 2, foram apontadas as principais dificuldades para implementar planos diretores. Já a mesa 3 debateu os principais benefícios da cidade ao dispor de um plano diretor. Por fim, a mesa 4 debateu o que deveria estar contemplado nos planos diretores.

A coordenadora da CTPU, Silvia Lenzi, destacou que as atividades realizadas no Seminário iniciam um diálogo entre os agentes envolvidos na elaboração e execução dos Planos Diretores em Santa Catarina. Para a conselheira, esse é apenas o primeiro passo na discussão coletiva necessária para a temática. Silvia destacou, ainda, que a atividade deu início à construção dessa rede colaborativa.

Em seguida, a arquiteta e urbanista Carolina Heldt D’Almeida apresentou os desafios e inovações do novo Plano Diretor Estratégico – PDE – de São Paulo, no qual participou como técnica. Carolina mostrou o mapeamento local da cidade e da região, ressaltando a importância de observar as particularidades de cada município. A arquiteta também apresentou as 10 diretrizes do PDE de São Paulo.

Ao fim da noite, Carolina enalteceu a iniciativa do CAU/SC e elogiou a dinâmica das oficinas realizadas. A arquiteta ressaltou ainda que São Paulo não é o modelo ideal de implementação de Plano Diretor, mas sim um dos modelos que podem ser tidos como exemplo nessa temática. Carolina destacou, novamente, a necessidade de se atentar para as particularidades de cada região.

Próximos passos

A coordenadora da CTPU, Silvia Lenzi, e a arquiteta e urbanista e membro da Comissão de Comunicação do CAU/SC, Patrícia Herden, apresentaram a mais nova ferramenta do CAU/SC, a plataforma “CAUSCidade: Rede Colaborativa Profissional”.

O objetivo da ferramenta é conectar os agentes dessa rede para fomentar o debate e a construção coletiva de ideias e ações no âmbito dos Planos Diretores em todo o estado. A primeira ação nessa iniciativa será conectar os participantes do Seminário para dar continuidade aos debates.

Com isso, a atual gestão do CAU/SC e da CTPU, encerram suas atividades deixando como legado a ferramenta de conexão e o debate coletivo sobre Planos Diretores iniciado.


Deixe seu comentário