Tabela de Honorários

Saiba mais sobre essa ferramenta

Publicado no dia

Tabela de Honorários é uma referência e segura para negociações entre profissionais arquitetos e urbanistas e seus clientes. Ela serve como parâmetro para elaboração de orçamentos, coibindo a concorrência desleal e assegurando um padrão de qualidade dos serviços prestados. Aqui em Santa Catarina, o CAU está montando uma agenda de treinamento que irá ocorrer várias cidades em três momentos: no Congresso Itinerante do CAU/SC, nas oficinas “Arquitetando o Seu Negócio”, feitas em parceria com o Sebrae, e, ainda, em eventos isolados denominados “Papo de Arquiteto”.

De acordo com o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, uma tabela única e nacional torna mais claro para a sociedade o escopo do trabalho de arquitetura e urbanismo. A aprovação da tabela de honorários é uma exigência da Lei 12.378/2010, que regula o exercício da profissão no Brasil. Ou seja, é o resultado de uma longa discussão entre várias entidades, um processo de quase um século.

 

Ferramenta

Rápida e eficaz, serve para calcular projetos arquitetônicos, paisagísticos e de execução de obras, bem como todas as atividades previstas no rol de atribuições listadas na Resolução nº 21. É uma ferramenta que está acessível por computador, tablet e celular.  Ela não tem a função de sobrepor a negociação entre arquitetos e clientes, mas o código de ética e o CAU/BR recomenda que o profissional apresente suas propostas de acordo com a tabela de honorários. A tabela é orientativa, não taxativa, e serve para estabelecer um parâmetro.

Qualquer pessoa pode usar a tabela, por meio de um login simples. A única diferença é que o ambiente do profissional possibilita a customização da tabela, trazendo para a realidade particular de cada escritório. Despesas diretas e indiretas, encargos trabalhistas e demais despesas e custos podem ser inseridas na tabela.

A tabela possibilita a geração de relatórios dos serviços, dos valores e do escopo previsto para cada serviço. Cabe ao profissional avaliar o conteúdo e os valores sugeridos para saber se todos os serviços listados no relatório de escopo estão sendo prestados pelo escritório.

 

Treinamento

No dia 22 do mês fevereiro, o CAU/SC promoveu um treinamento sobre a Tabela de Honorários em Florianópolis. Na ocasião, o gerente de fiscalização do CAU/RS, Rodrigo Jaroseski, esclareceu aos arquitetos e urbanistas as definições da tabela, sua origem além de apresentar na prática o uso do software criado pelo CAU/BR.

De acordo com o presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, está na hora de sacramentar um modelo de tabela que reflita a realidade do nosso mercado. “O CAU/SC vem trabalhando, junto com as outras entidades da Arquitetura, para orientar os profissionais sobre como atribuir preço aos serviços prestados e ensiná-los a utilizar a tabela, de maneira mais eficiente”, explicou.

 

Vantagem

Ao preencher as informações e mencionar o estado onde está situada a obra, ocorre uma vinculação à realidade regional, por meio dos índices da construção civil, inclusive o Custo Unitário Básico de Construção (CUB).

Cabe ao profissional verificar se o custo do metro quadrado construído está de acordo com a realidade da obra. Caso a tabela sugira um custo (por m² construído) acima da realidade local, o profissional pode adequar o valor do orçamento.

 

Valores Adequados

Pode acontecer, quando preenchemos a tabela, chegarmos a valores tidos como irreais. Acima de uma média de mercado. Porém com uma avaliação de três pontos fundamentais conseguimos uma proximidade com custos reais, são eles:

– Escopo ( avaliação dos itens mencionados no relatório de escopo e verificação se todos estão no grupo de atividades executadas pelo escritório);

– Valor do m² construído ( análise do valor sugerido para que esteja de acordo com a realidade da obra);

– Custos do escritório ( preenchimento dos valores reais para despesas diretas, indiretas, encargos, etc).

 

Atualização

Na tabela, existe um ícone onde é possível enviar críticas e sugestões, buscando a melhoria da ferramenta. O CAU/BR dispõe de uma equipe que trabalha para constantes aprimoramentos da ferramenta, útil para a classe profissional dos arquitetos e urbanistas.


Deixe seu comentário