Publicado no dia

Até o dia 2 de outubro, é possível indicar nomes para o prêmio “Honra ao Mérito em Arquitetura e Urbanismo”. A honraria é concedida pelo CAU/SC e Colegiado Permanente de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) a profissionais e organizações/empresas que tenham contribuído para “o desenvolvimento técnico-científico da Arquitetura e Urbanismo, na defesa do profissional e da profissão ou realizado relevantes serviços e trabalhos no campo da Arquitetura e Urbanismo”.

Serão destacados representantes em três categorias: Contribuição profissional, abrangendo as subcategorias Arquiteto e Urbanista e Jovem Arquiteto e Urbanista; Contribuição honorífica, enfocando o desempenho social, político e administrativo; e Contribuição benemérita, “na área de doação material que tenha propiciado o surgimento ou o desenvolvimento de entidades que prestam relevantes serviços à sociedade”.

É a terceira edição do prêmio, concedido a cada três anos pela autarquia. Para indicar uma homenagem, qualquer pessoa física ou jurídica pode formalizar a proposta, seguindo modelo proposto pelo edital. Também deve anexar o currículo do/a candidato/a. Apenas não serão validadas inscrições de conselheiros/as titulares e suplentes, integrantes do CEAU, integrantes de comissões temporárias do CAU/SC e pessoas que tiverem sofrido sanções disciplinares junto ao CAU. .:. Acesse o edital completo com todas as orientações e os formulários .:.

O cronograma prevê a entrega da honraria durante as festividades alusivas ao Dia do Arquiteto e Urbanista ou Encontro Anual dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina no mês de dezembro.

Conheça os homenageados da última edição (2017)

Yamandú Jorge Carlevaro Elizondo – (categoria “Contribuição Profissional / Arquiteto e Urbanista”)

Com trajetória de destaque no âmbito profissional e docente, contribuiu de forma grandiosa à Arquitetura Catarinense em projetos de relevância pública como a Rodoviária de Florianópolis, as escolas técnicas de São José e Itajaí, o Hospital de São Joaquim, o Plano Diretor Urbano de Palhoça, dentre outros, além atuação no exterior. Destaca-se também a participação ativa no IAB-SC, defendendo os concursos de Arquitetura e sua legislação como instrumentos importantes para a valorização profissional.

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – (Categoria Honorífica)

Implementado em 1977, foi o primeiro curso de arquitetura e urbanismo em Santa Catarina. Em seus 40 anos de existência, foi pioneiro em formar, divulgar e promover as atividades profissionais no estado e também em todo o Brasil. O segundo curso de arquitetura e urbanismo somente surgiu no ano de 1992, na cidade de Blumenau, portanto, a UFSC durante 15 anos foi a única instituição no estado a ofertar essa formação. Centenas de profissionais passaram pelo curso, seja na graduação ou pós-graduação, agregando importantes premiações para a instituição. O curso também se destaca no campo da pesquisa e da extensão, com trabalhos voltados para comunidades carentes, elevando a qualidade de vida dessas populações. O curso possui oito laboratórios e dez grupos de pesquisa que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Hans Broos – (categoria (in memorian/post-mortem)” – representado pelo arquiteto e urbanista Bernardo Brasil Bielschowsky

Nascido em Gross-Lomnitz, atualmente território eslovaco, em 10 de outubro de 1921, teve os primeiros contatos com desenho por meio do pai, mestre de marceneiro. Iniciou a faculdade de arquitetura na Universidade de Praga – Checoslováquia, mas se mudou para Braunschweig (Brunswick – inglês) – Alemanha, quando a II Guerra Mundial começou. Formou-se engenheiro-arquiteto na Universidade Técnica de Braunschweig, em 1948. Nesta mesma universidade é nomeado assistente do Professor Friedrich Wilhelm Kräemer, na cátedra de Grandes Composições. Neste período, Sr. Broos participa da elaboração de projetos culturais, industriais, públicos voltados para o Urbanismo, mais especificamente em obras de reconstrução de prédios históricos e praças na cidade de Braunschweig.

 

Homenageados em 2014

Moyses Elizaldo da Silva Liz – (Categoria Contribuição Profissional / Arquiteto e Urbanista)

Mariana Morais Luiz – (Categoria Contribuição profissional do Jovem Arquiteto e Urbanista)

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – (Categoria Honorífica)

Egon Belz – (Contribuição Benemérita)

 


Deixe seu comentário