Publicado no dia

Virada Arquitetônica

Se a pandemia remodelou nossos encontros pessoais e profissionais, também redefiniu prioridades nas nossas vidas e carreiras. Por isso, depois de um ano de tantos desafios, comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista tem ainda mais significado em 2020. Para viabilizar nosso “abraço” virtual, preparamos uma sequência de atividades exclusivamente on-line. É a Virada Arquitetônica, evento que terá mais de trinta horas de programação entre os dias 15 e 16 de dezembro com transmissão pela TV CAU/SC no Youtube e também pelo Instagram.

As comemorações marcam os 10 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, uma história construída pelas entidades representativas da categoria em todo o país em busca de maior autonomia e representatividade para os arquitetos e urbanistas brasileiros.  Também encerram as realizações da terceira gestão do CAU/SC desde a promulgação da lei 12.378, efetivada em 31 de dezembro de 2010.

“2020 foi um ano que exigiu soluções inovadoras para problemas que apenas pudemos vencer juntos. Com a Virada Arquitetônica, queremos convidar os colegas a se aproximarem ainda mais do CAU e conhecerem quem compartilhou dos desafios que enfrentamos neste ano e ao longo da gestão 2018/2020”, afirma a presidente Daniela Sarmento.

Veja a programação completa da Virada Arquitetônica

A transmissão começa às 14h do dia 15 de dezembro, data oficial do Dia do Arquiteto e Urbanista, com a abertura e acolhida pela presidência e pelas comissões do CAU/SC. Em seguida, os arquitetos e urbanistas e a sociedade poderão acompanhar uma apresentação das experiências e resultados dos projetos viabilizados por meio dos editais de fomento do CAU/SC.

A programação do dia 16 inicia às 9h com a celebração dos 10 anos do CAU. Às 11h, acontece o lançamento da Semana do Exercício Profissional, ação organizada com a participação de diversos arquitetos pelo estado para contemplar as especificidades e desafios das principais áreas de atuação na arquitetura e urbanismo.

Ao meio-dia, os arquitetos e urbanistas poderão acompanhar on-line, por meio do Instagram do CAU/SC, a ação internacional Caminhada Jane Jacobs. O trajeto desta edição, organizada pelo grupo Caminhada Jane Jacobs Floripa, percorre as ruas da comunidade da Serrinha, onde ocorreu a intervenção urbana do Projeto Cor em Ação, realizado com patrocínio do CAU/SC através do Edital 04/2019 (Acupuntura Urbana).

A tarde de transmissões inicia com a apresentação de vídeos sobre os projetos desenvolvidos ao longo do ano pelo CAU/SC. Às 14h, acontece a apresentação dos resultados do projeto “Memória edificada: catalogação e digitalização de acervos de arquitetura – Atividade em parceria com Fundação Herman Hering”.

Resultados e desafios para o CAU/SC é o tema que abre as transmissões da segunda noite da Virada Arquitetônica. É o momento em que o Conselho presta contas das principais realizações e pontos de mudança da autarquia que representa os arquitetos e urbanistas no estado.

A partir das 19h, os espectadores poderão acompanhar ao vivo a Posse dos Novos Conselheiros para a Gestão 2021-2023, eleitos em outubro.  A entrega da Premiação Honra Ao Mérito em Arquitetura e Urbanismo encerra as comemorações oficiais pelo dia do arquiteto e urbanista em Santa Catarina.

Acesse a agenda completa neste link e inscreva-se para as atividades.

Acompanhe a divulgue a programação pelas redes sociais, marcando o @causc.


Deixe seu comentário