Publicado no dia

Mais de trinta horas de transmissão pelo canal do Youtube celebraram o Dia do Arquiteto e Urbanista em 2020. A Virada Arquitetônica programada pelo CAU/SC marcou a data neste ano em que a pandemia da covid-19 impediu o encontro presencial. O evento teve 451 participantes no total e mais de 1.500 visualizações, um recorde de audiência na história do Encontro Anual. Pela primeira vez, profissionais de todas as cidades catarinenses e até mesmo de outros estados puderam acompanhar a comemoração. Arquitetos e urbanistas e outros internautas interessados puderam ainda interagir por meio do chat da transmissão.

O público acompanhou 16 horas de atividades em tempo real. Ao longo da madrugada e nos intervalos da programação, quem se conectou com a TV CAU/SC teve a oportunidade de conhecer, através de conteúdos audiovisuais, um pouco mais do trabalho cotidiano de promoção da arquitetura e urbanismo e defesa profissional realizado pelo Conselho. Toda a estrutura do evento foi organizada pelos conselheiros, funcionários, estagiários e prestadores de serviço do CAU/SC. “A virada nos mostra o amadurecimento do CAU/SC ao longo desses 10 anos e também nos aponta os próximos desafios que se apresentam para arquitetura e urbanismo e as cidades catarinenses”, afirmou a presidente Daniela Sarmento.

Programação

Para o evento, a equipe do CAU/SC preparou uma programação diversa, oferecendo uma amostra do dinamismo e da amplitude da arquitetura em intersecção com a sociedade. “Procuramos criar uma programação que apresentasse as inúmeras ações que evidenciam a relevância da profissão para a sociedade”, conta o assessor especial da presidência, Antonio Couto Nunes.

No primeiro dia, o público pôde conhecer iniciativas que levaram soluções sociais a partir da arquitetura para diferentes cidades catarinenses. Representantes de 10 organizações que contaram com apoio financeiro do CAU/SC por meio dos seus editais de fomento mostraram os resultados dos seus projetos. “A apresentação dos projetos patrocinados mostram, através de ações concretas no espaço físico, como ação dos arquitetos e urbanistas impactam e podem qualificar as cidades, tornado seus espaços mais inclusivos e humanos”, explica Couto Nunes. .:. Veja imagens .:.

No segundo dia, a programação mesclou atividades co-realizadas por algumas organizações parceiras e momentos institucionais importantes, como a comemoração que marcou a primeira década de história do sistema CAU. A Comissão de Exercício Profissional do (CED-CAU/SC) também aproveitou a ocasião para lançar a Semana do Exercício Profissional. A ação acontece entre 8 e 12 de fevereiro para dialogar com os arquitetos e urbanistas sobre as dificuldades encontradas durante o período de pandemia na procura de oportunidades para contornar a crise. Serão realizados seis encontros virtuais para contemplar profissionais de cada uma das mesorregiões (Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte Catarinense, Serrana e Oeste Catarinense).

Arquitetos Gustavo Andrade Neto, Jordi Sanchez Cuenca, Antonio Couto Nunes e Jose Valério Santos e a jornalista Simone Bobsin, participantes da Caminhada Jane Jacobs na Serrinha

Foi dia de percorrer a comunidade da Serrinha, em Florianópolis, com a Caminhada Jane Jacobs. A atividade promovida pelo grupo Caminhada Jane Jacobs Floripa transitou pelas ruas da comunidade para mostrar as melhorias realizadas pelo projeto projeto Cor em Ação, contemplado pelo edital Acupuntura Urbana do CAU/SC. A caminhada foi transmitida ao vivo pelo Youtube e também pelo Instagram do CAU/SC pela jornalista Simone Bobsin. Assista aqui

.:. Veja mais imagens da Caminhada .:.

O lançamento do acervo virtual de Hans Broos pela Fundação Herman Hering foi outro destaque da programação. Profissionais que participaram da recomposição da documentação que mantém viva a memória do arquiteto e representantes da fundação conduziram o evento “Memória edificada: catalogação e digitalização de acervos de arquitetura”.  A atividade também teve participação de convidados da Casa da Arquitectura, localizada em Matozinhos(Portugal).

.:. Veja mais imagens da transmissão .:.

Os três últimos eventos da programação foram reservados para as últimas atividades principais da Gestão 2018/2020. A presidente Daniela Sarmento apresentou os principais resultados do trabalho desenvolvido no último período e falou dos desafios da autarquia, balizados pelo plano de ação traçado no início da Gestão.

“Finalizamos a gestão com sentimento de muita gratidão, e fortalecimento. Temos hoje estabelecida no CAU/SC uma cultura confiança e disposição em servir a sociedade com excelência. Seguiremos assim”, afirmou a presidente, que a partir do próximo ano representará os arquitetos catarinenses junto ao CAU/BR. Os dados do relatório serão sistematizados e disponibilizados para acesso público no início de 2021.

Em seguida, aconteceu a posse dos conselheiros e conselheiras que farão parte da Gestão 2021-2023, eleita pelos arquitetos em outubro, e a entrega da Premiação Honra Ao Mérito em Arquitetura e Urbanismo, encerrando a programação da Virada Arquitetônica 2020.

Em breve, os arquitetos e urbanistas também poderão acompanhar vídeos dos eventos da transmissão no canal do Youtube.


Deixe seu comentário