Pergunta: Carteira profissional

Para emitir a sua carteira profissional, é necessário, primeiramente, que você possua o registro definitivo, ou seja, que você tenha encaminhado o seu diploma para o CAU (consulte o manual de envio de diploma no link: Manual de envio de diploma para registro definitivo). Após o seu registro ser definitivo, é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  1. Acessar o SICCAU (https://servicos.caubr.gov.br/) clicar no menu Carteira Profissional e Solicitar Carteira, clicando na opção Prosseguir você terá a opção de verificar e confirmar seus dados biográficos.
  2. Na segunda etapa, você deve confirmar o recebimento da carteira no seu endereço preferencialmente, ou na sede do seu CAU/UF. Leia a declaração e clique no quadradinho dela, isso habilitará o botão Próximo – clique nele. Abrirá uma janela pop-up com o PDF da Declaração de Veracidade das Informações Prestadas. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela.Atenção: alguns navegadores podem bloquear a janela pop-up, contudo a declaração de veracidade continuará armazenada.
  3. Na janela principal do navegador, o sistema avançou para a terceira etapa, que é de emissão do boleto. Clique no botão Gerar Boleto e Concluir Solicitação.
  4. Antes de fazer a coleta biométrica é obrigatório ter realizado o pagamento da taxa da carteira .
  5. Na página inicial do SICCAU, localize a mensagem referente à sua solicitação de carteira e clique em Realizar Agendamento. Agende seu horário para realizar a coleta biométrica no CAU/SC.

Após você realizar estes 3 procedimentos, a carteira será encaminhada para o seu endereço de correspondência num prazo de 30 a 90 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para solicitar a segunda via da carteira profissional definitiva, acesse o SICCAU com CPF e senha e siga os passos abaixo:

a) Clique no menu Carteira Profissional e Solicitar Carteira.

b) O sistema identificará a sua situação e registro e de solicitações de carteira e exibirá uma mensagem. Clique na seta para selecionar o motivo da segunda via.

c) Conforme o motivo escolhido, as informações a serem preenchidas são diferentes. Para perda, furto ou roubo, será necessário informar o número do boletim de ocorrência. Para alteração de dados biográficos, é preciso anexar os documentos que comprovam a alteração.

Preencha todos os dados conforme o motivo escolhido e clique em Cadastrar Motivo.

d) Após a análise da solicitação pelo seu CAU/UF, aparecerá uma nova mensagem na página inicial do SICCAU. Assim, é importante acompanhar o andamento pela sua página. Acesse o SICCAU com CPF e senha e clique na opção “ Prosseguir com a Solicitação”, conforme exemplo abaixo.

 

e) O sistema exibirá a tela abaixo, que mostra as etapas para a solicitação da carteira. Na primeira etapa, é preciso verificar os seus dados biográficos. Se estiver tudo certo, clique em SIM. Caso haja algum dado errado, clique em NÃO – nesse caso você será direcionado para a Atualização Cadastral.


f)

g) Depois de clicar em SIM, o sistema habilita o botão Próximo, clique nele.

h) Você deve confirmar o recebimento da carteira na sede do seu CAU/UF. Leia a declaração e clique no quadradinho dela, isso habilitará o botão Próximo – clique nele. Abrirá uma janela pop-up com o PDF da Declaração de Veracidade das Informações Prestadas. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela.

i) Neste ponto, é exibida a foto e assinatura que já constam da coleta anterior e você precisa escolher se deseja aproveitar a coleta ou não.

Atenção: Ao descartar a coleta biométrica não é possível voltar atrás, será obrigatória a realização de nova coleta biométrica.

j) após a escolha sobre a coleta, será exibida a tela abaixo, clique no botão Gerar Boleto e Concluir


Realizando o pagamento da taxa da carteira o prazo de envio da carteira profissional é de 30 a 90 dias.

O valor da taxa da carteira para 2021 é R$64,23.

Após realizar os procedimentos da pergunta 1) O que é preciso para a emissão da minha carteira profissional?, a carteira será emitida no prazo de 30 a 90 dias e será enviada ao seu endereço de correspondência. Caso os Correios não consigam entregar a carteira, ela será devolvida ao CAU/SC, e então só poderá ser retirada pelo próprio profissional e de forma presencial.

Após realizar os procedimentos da pergunta 1) O que é preciso para a emissão da minha carteira profissional?, a carteira será emitida no prazo de 30 a 90 dias e será enviada ao endereço que foi cadastrado na sua Atualização Cadastral como “Endereço de correspondência”. Caso os Correios não consigam entregar a carteira, ela será devolvida ao CAU/SC, e então só poderá ser retirada pelo próprio profissional e de forma presencial.

AGENDAMENTO COLETA BIOMÉTRICA

 

  1. Na página inicial do SICCAU, localize a guia “SICCAU”, clique nela.

 

 

  1. Ao ser redirecionado para a nova página vá na guia “Avisos”.

 

 

  1. Localize a mensagem referente à sua solicitação de carteira e clique em Realizar Agendamento.

 

Após realizar estes passos o sistema te encaminhará para o módulo de carteira onde você poderá realizar o seu agendamento.