Publicado no dia Categoria UIA2020

Cidade do Rio de Janeiro é intitulada Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco

Comunicação CAU/SC

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Até o próximo ano, quando sedia o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020, a cidade do Rio de Janeiro será a capital mundial da arquitetura. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nesta sexta, 18 de janeiro, na sede da entidade em Paris. É a primeira vez que uma cidade recebe este reconhecimento.

“O Rio, que se tornou referência mundial de arquitetura de qualidade em meados do século passado, e que recentemente teve sua paisagem cultural declarada Patrimônio Cultural pela Unesco, dá agora outro passo importante para o reconhecimento de seus valores arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos. Esperamos que as atividades e debates que acontecerão ao longo de todo o ano de 2020 no Rio, cuja paisagem é formada por contrastes não apenas geográficos mas também sociais, reforcem a compreensão, por parte da sociedade em geral, do papel dos arquitetos e urbanistas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e em especial daquelas que vivem em condições mais precárias”, defende o arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade.

O UIA 2020 é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). O evento acontece pela primeira vez no país e será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020. Estão previstas atividades em locais diversos da região central da cidade, entre elas o Palácio Gustavo Capanema que receberá exposições, palestras e workshops. A expectativa é de que 25 mil arquitetos e acadêmicos de arquitetura de todo o mundo visitem a cidade durante a realização do UIA2020Rio.

Leia mais no site do CAU/BR


Deixe seu comentário