Comunicação CAU/SC

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) está realizando um estudo para identificar colaborar na avaliação e classificação de imóveis com valor cultural na cidade. Para isso, o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (SEPHAN) desenvolveu três questionários, em diferentes complexidades, a fim de receber contribuições de todos os setores da população.

O Questionário Simplificado, voltado a “qualquer pessoa que conhece ou tenha interesse em conhecer Florianópolis”, vai auxiliar o SEPHAN a entender quais os valores culturais são mais reconhecidos pela população em geral e compreender quais motivos levam uma pessoa a ter interesse em visitar um monumento.

O Questionário Intermediário tem como público-alvo estudantes de cursos de arquitetura, engenharias, museologia, história e afins; profissionais da área da construção civil, restauro, história, legislação; pessoas com interesse na área do patrimônio cultural e proprietários de imóveis que são patrimônios culturais. As respostas deste irão colaborar com a compreensão dos valores culturais mais reconhecidos dentre essas pessoas, ou seja, qual o critério para identificar um bem cultural.

O Questionário Avançado é destinado a profissionais que tenham experiência ou interesse na área de patrimônio histórico, como arquitetos com experiência ou especialização; restauradores; arqueólogos, pesquisadores e afins. Este questionário é importante para que o SEPHAN compreenda quais os valores culturais mais reconhecidos por profissionais da área com experiência ou interesse em patrimônio histórico.

A arquiteta e gerente do SEPHAN, Marilaine Schmitt, junto ao arquiteto Luciano Portella, vão participar de uma transmissão ao vivo na terça-feira, 09/06, às 20h, pelo Instagram do IPUF. A live tem como objetivo tirar dúvidas sobre o estudo e os questionários. Para acessar, basta visitar o perfil @ipuf.oficial no dia da transmissão.


Deixe seu comentário