Comunicação CAU/SC

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) publicaram manuais que visam normatizar técnicas e materiais empregados no planejamento e construção de hospitais universitários federais. A intenção é oferecer informações que contribuam para a redução do consumo de energia e de água, diminuindo, consequentemente, o impacto ambiental das edificações.

As diretrizes estabelecidas nos manuais têm como objetivo garantir o bem-estar das pessoas que usam esse espaço, aprimorando a operação e a manutenção dos sistemas de infraestrutura. Elas são guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial o ODS número 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade.

Os manuais são resultado de uma cooperação entre o UNOPS e a EBSERH. O UNOPS é um organismo operacional das Nações Unidas, que fornece soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. A EBSERH atua na gestão de hospitais universitários federais, aperfeiçoando os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

São, ao todo, dois manuais: O Manual de Revestimento, que auxilia no processo de seleção e especificação de materiais de revestimentos, fornecendo informações básicas sobre os principais materiais utilizados no revestimento de paredes, pisos, tetos e forros; e o Manual de Sustentabilidade, que representa um passo inicial na identificação de soluções viáveis e compatíveis com o objetivo de gerar edificações mais sustentáveis.

Atualmente, os conceitos dos manuais já estão sendo aplicados em projetos-piloto de sete hospitais universitários federais e, apesar de serem destinados para hospitais universitários federais, também podem ser empregados como referência por outros hospitais e escritórios de arquitetura.

Clique aqui para fazer o download dos manuais.


Deixe seu comentário