Publicado no dia Categoria Eventos

Pedal Humanitário chama atenção para questão dos refugiados e migrantes

Comunicação CAU/SC

Um passeio de bicicleta vai movimentar Florianópolis no próximo sábado (29). É o II Pedal Humanitário, que tem saída marcada para às 9 horas, da praça em frente à sede da Justiça Federal, na Avenida Beira-Mar Norte. O Pedal está incluído na programação do Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) e é uma atividade para inserir os migrantes que moram na capital catarinense.

A concentração para o II Pedal Humanitário começa às 8 horas, na praça em frente a Justiça Federal. O trajeto será pela Avenida Beira-Mar Norte, atravessando a ponte Colombo Salles, com chegada no Parque de Coqueiros, onde haverá uma Feira Multicultural, com comidas típicas e apresentações culturais de refugiados e imigrantes que moram em Florianópolis, além disso, haverá a doação de uniformes antigos descaracterizados da PRF aos imigrantes e refugiados, como forma de fomentar políticas intersetoriais preventivas.

Para se inscrever é necessária a doação de três quilos de alimentos não perecíveis (arroz, feijão ou farinha de trigo), que serão destinados às famílias dos refugiados, atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (Crai/SC) e pela organização não-governamental Círculos de Hospitalidade.

Essa segunda edição do Pedal Humanitário (a primeira foi em junho de 2018), que vai contar com um representante da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, mantém o propósito de colocar em evidência a realidade vivida por milhões de pessoas em todo o mundo, que têm suas vidas destroçadas por guerras, violência e catástrofes naturais. São pessoas que têm suas vidas marcadas por deslocamentos forçados e hostilidades, tornando-se, muitas vezes, vulneráveis ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas. Diante dessa realidade, para contrapor esse sentimento xenofóbico, e da necessidade de políticas públicas humanizadas e da construção de espaços de conexão e integração, aproximando a sociedade de acolhida das comunidades refugiadas e imigrantes, surgiu o Pedal Humanitário.

Foi a partir desse movimento de sensibilização que o Pedal Humanitário foi criado e é promovido agora pelo Programa Bem Viver do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, por meio da Comissão de Direitos Humanos, Círculos de Hospitalidade e Crai/SC, com patrocínio da Engie e apoio do artista plástico Luciano Martins, Yellow, Guarda Municipal de Florianópolis, Cicles Hoffmann, Justiça Federal de Santa Catarina, Eletrosul.

Em junho de 2018 foram inscritos 127 ciclistas, que pedalaram por mais amor, fraternidade, visibilidade e hospitalidade. Para o passeio de bicicleta do próximo sábado a organização espera mais de 200 ciclistas pedalando por uma sociedade mais inclusiva e receptiva.

Para mais informações, formas de apoio e fazer as inscrições faça contato pelo e-mail
prsc-bemviver@mpf.mp.br .

Serviço:
O quê: II Pedal Humanitário
Onde: Pátio em frente a Justiça Federal de Santa Catarina (partida).

Quando: Dia 29 de junho – Sábado – a partir das 8 horas.

Fonte: MPF


Deixe seu comentário