Publicado no dia Categoria Eventos

Primeira exposição do movimento Urban Sketchers em Florianópolis inicia em novembro

Comunicação CAU/SC

Entra em cartaz em 05 de novembro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a exposição “Ilha em Linhas”. É a primeira mostra do coletivo de desenhistas de rua Urban Sketchers (USK) – Florianópolis. Montada através de esboços representando locais como o Palácio Cruz e Sousa, o casario do Ribeirão da Ilha ou mesmo cenas cotidianas, as 56 obras estarão disponíveis no Espaço das Oficinas do CIC até 27 de novembro.

O movimento Urban Sketchers foi idealizado há 12 anos pelo jornalista e ilustrador espanhol Gabriel Campanario, em Seattle (Estados Unidos). O objetivo inicial era unir todos as “pessoas por aí que amam desenhar cidades nas quais elas viveram ou visitaram, seja das janelas de suas casas, do café, do parque, da esquina… sempre no local, não a partir de fotos ou memória”, como menciona a missão do projeto. Desde então, são quase 300 cidades desenhadas pelos membros do movimento, de Pequim à Florianópolis. O Brasil é um dos locais com maior aderência ao movimento, sendo o terceiro país com mais grupos oficiais do mundo.

Forte Santana, em Florianópolis. Sketch de Antônia Ribeiro

Qualquer pessoa pode se juntar ao USK. Os desenhos da exposição “Ilha em Linhas”, por exemplo, são realizados por 29 membros cuja profissão não é relacionada diretamente com a arte: são advogados, engenheiros, arquitetos, designers, programadores e até estudantes de ensino fundamental. Para participar em Santa Catarina, basta entrar em contato com os representantes através do grupo de Facebook no link.

O QUE: Exposição “Ilha em Linhas – Os desenhos do Urban Sketchers Florianópolis”
QUANDO: 6 a 27 de novembro de 2019, de terça a domingo, das 10 às 21h.
Abertura 5 de novembro (terça), às 19h.
ONDE: Espaço das Oficinas · Centro Integrado de Cultura – CIC (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)


Deixe seu comentário