Publicado no dia Categoria Notícias

Programa SC Acessível promove capacitação on-line sobre acessibilidade para arquitetos

Treinamento abordará a NBR 9050/2020, que estabelece os parâmetros para a garantia de acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos públicos

Comunicação CAU/SC

O Programa SC Acessível promove a partir do dia 15 de outubro um curso de Capacitação em Acessibilidade dirigido a arquitetos e urbanistas, engenheiros e outros profissionais ligados à temática. Formado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e outros 10 órgãos estaduais – entre eles, o CAU/SC – o programa realiza o curso para esclarecer questões técnicas ligadas à acessibilidade espacial, principalmente no que se refere à NBR 9050/2020.

A norma que estabelece os parâmetros para a garantia de acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos públicos foi publicada no dia 3 de setembro e estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados no projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Saiba mais sobre a norma

O curso estava programado para acontecer de forma regionalizada, mas precisou ser adaptado em função da pandemia da Covid-19. A capacitação é dividida em módulos: nos dias 15, o tema é Legislação e conceitos; no dia 22, Acessibilidade no meio urbano e edificações  e no dia 29, Acessibilidade em edificações históricas e usos especiais. As aulas serão transmitidas sempre das 9h às 11h pelo Canal do MPSC no Youtube. Quem desejar certificação, deverá  se cadastrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MPSC.

Inscreva-se aqui

Acesse a programação completa

Sobre o SC Acessível

O Programa SC Acessível procura fortalecer a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e assegurar o direito das pessoas com deficiência viverem de forma independente e participarem plenamente de todos os aspectos da vida.  Idealizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, tem o objetivo de traçar estratégias conjuntas para garantir a acessibilidade em espaços públicos e privados de uso coletivo e promover a conscientização da sociedade e do Poder Público sobre os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além do CAU/SC, também participam do grupo o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Tribunal de Contas do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Santa Catarina, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Federação dos Municípios Catarinenses e União dos Vereadores de Santa Catarina.

Acessibilidade e o potencial da arquitetura

Especialista no tema, o arquiteto paulista Eduardo Ronchetti destaca o papel estratégico que os profissionais da arquitetura e urbanismo desempenham no desafio de tornar os ambientes acessíveis. “A hora de entender a importância da acessibilidade já passou. Agora, estamos em um momento ímpar para a aplicação da acessibilidade. Os profissionais de arquitetura e engenharia tem potencial para oferecer um legado para a sociedade no que diz respeito a este tema” afirmou o arquiteto, durante o debate Acessibilidade hoje e amanhã – Projetando cidades inclusivas para 2030, promovido pelo CAU/SC, através da Câmara Temática de Acessibilidade, no mês de setembro.

Assista:


Deixe seu comentário