Comunicação CAU/SC

Qual é a tarefa dos urbanistas diante do desafio do coronavírus no Brasil? A resposta não é simples, mas uma rede de profissionais está se formando para pensar e produzir soluções emergenciais diante da pandemia de COVID-19. Mais de quarenta arquitetos, estudantes, militantes de movimentos, representantes de instituições e entidades fazem parte do movimento Urbanistas contra o Corona. A rede autônoma se organiza virtualmente por meio do WhatsApp e também conta com um blog.

No site, os profissionais publicaram uma Carta Aberta onde apresentam os objetivos e frentes de atuação do movimento. Segundo a carta, os Urbanistas contra o Corona devem atuar com foco na conscientização e também no planejamento e construção das cidades em situações emergenciais. “Antes de sermos nossas profissões, nossos cargos e títulos, somos cidadãos e como tal, a nós cabe pensar e trabalhar para o bem estar de todos os que, como nós, são cidadãos”, afirmam na carta. Leia a íntegra aqui

O espaço virtual também hospeda um mapa colaborativo para identificar as redes de urbanistas, coletivos, voluntários e pontos de vulnerabilidade em cada estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, uma equipe de profissionais formulou recomendações e ações imediatas como utilização de escolas e aeroportos executivos para implementação de hospitais ou de quartos para auxílio de quarentena para pessoas que não dispõem de espaço salubre em suas casas. Confira:

Em Santa Catarina, a Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA) e a Câmara Temáticas de Assistência Técnica em Habitação Social (CATHIS) estão mobilizando os profissionais para integrar o esforço nacional dos arquitetos e urbanistas no combate à pandemia. Se você é arquiteto e urbanistas em Santa Catarina e deseja fazer parte desta frente, escreva para camara.tematica@causc.gov.br. 

.:. Leia também .:. Arquitetos fazem ‘cartilha’ para colaborar na redução da disseminação do coronavírus .:. 


Deixe seu comentário