A participação coletiva é indispensável para o bom funcionamento de uma democracia. Para garantir isso de forma mais efetiva e ampliar a participação das/os arquitetas/os e urbanistas, o CAU/SC criou o programa Plataforma de Participação Ativa. Trata-se de um canal de diálogo com quem deseja contribuir nas principais temáticas que envolvem o Conselho.

Com esta premissa, dentro da Plataforma de Participação Ativa, um dos projetos prioritários da Gestão 2018/2020, definido no processo de planejamento do Conselho, foi a criação das Câmaras Temáticas – CTs, as quais permitem a atuação em rede de arquitetas/os e urbanistas e também de especialistas em temas focais de maneira mais ativa junto ao CAU/SC.

Por meio das CTs, o CAU/SC deseja fortalecer o vínculo das/os profissionais com o CAU, ampliar a comunicação direta e o diálogo entre as Conselheiras e Conselheiros do CAU/SC e a categoria profissional. Podem participar das Câmaras Temáticas todas/os as/os profissionais interessadas/os e que possuam conhecimento nos temas em discussão. Atualmente, o CAU/SC conta com cinco Câmaras Temáticas e a abertura de novas CTs será realizada de acordo com o interesse em debater os temas por parte da sociedade e do Conselho.