Publicado no dia

Apresentação dos Eixos realizadas no dia 17 de junho de 2016. As Oficinas foram ministradas por:

ALEXANDRE PEDROZO: Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão Urbana pelo Lincoln Institute of Land Policy [LILP]. Trabalha desde 1997 com gestão de cidades e, especialmente, com planos diretores de desenvolvimento urbano. Professor universitário, integrou equipes de pesquisa de Instrumentos de Gestão Urbana e Planos Diretores no Brasil e na Angola. É coautor do Jogo do Direito à Cidade [selecionado pelo Ministério das Cidades em 2006], entre outras ferramentas didático-pedagógicas para ensino de gestão e planejamento urbano. Já atuou como consultor do governo da Angola, como coordenador de planos de estruturação urbana e projetos de arquitetura, e do Brasil, para captação de experiências de planos diretores participativos no Paraná.

RICARDO CORRÊA: Sócio-fundador e coordenador geral da TC Urbes, formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP e com mestrado em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É coautor do livro A Bicicleta e as Cidades e criador da bicicleta Urbana, desenvolvida especialmente para as cidades brasileiras. Atua como consultor em planejamento de modos suaves de transporte para institutos nacionais e internacionais, como a Clinton Foundation e a Rede Nossa São Paulo. É adepto de todos os meios de transporte, desde que utilizados de forma inteligente. Portanto, para os deslocamentos de até 10 km, utiliza a sua bicicleta Urbana – o meio mais rápido e divertido.

GUSTAVO CALDAS BRITTO: Cientista social e mestre em Socioantropologia das Técnicas Contemporâneas pela Universidade de Paris 1 [Panthéon-Sorbonne]. Ainda na França, teve seu primeiro contato com o método Design Thinking, entre 2006 e 2007. De volta ao Rio de Janeiro, em 2008, foi professor de Sociologia e Filosofia nos ensinos fundamental e superior até o fim de 2014, quando fundou a Extramuros, uma escola de projetos que promove mentorias, tutorias, cursos e workshops de educação para crianças, pais e educadores formais. Gustavo usa sua experiência como educador, pesquisador e mestre para estimular uma educação mais afetiva, viva e transformadora.