Conheça o currículo dos eleitos para compor o CAU/BR a partir de 2018

Plenário é composto por representantes dos 26 estados, do Distrito Federal e das instituições de ensino superior

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Confira abaixo os currículos dos arquitetos e urbanistas eleitos para o cargo de conselheiro do CAU/BR entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2020. Para ver as fotos,  clique aqui.

ACRE

JOSÉLIA DA SILVA ALVES (TITULAR)

Doutora em Geografia pela UFF-RJ (2012) e Mestre em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ (1998), com Especialização em Planejamento e Meio Ambiente pela Geografia-UFAC (1993) e em Urbanismo pela FAU-UFRJ (1989). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade BENNETT-RJ (1985). Professora da Universidade Federal do Acre-UFAC desde 1996 até o momento, lotada no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas-CCET. Tem experiência em Planejamento e Projeto de Edificações e do Espaço Urbano e Políticas de Habitação. Cadastrada no Ministério das Cidades (2005) como Consultoria Individual para Capacitação de técnicos e apoio aos municípios na Elaboração Multidisciplinar de Planos Diretores Municipais Participativos. Foi secretária, vice-presidente e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB-AC (1989-1992)

 

ALFREDO RENATO PENA BRANA (SUPLENTE)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAO-AC, Graduado em Tecnólogo em Edificações pela UFAC-AC, atualmente exerce a função de Chefe da Divisão Avaliação Imobiliária da Secretaria Municipal de Rio Branco-AC.

ALAGOAS

JOSEMEE GOMES DE LIMA (TITULAR)

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal de Alagoas em 1986. Servidora Pública Municipal, lotada na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito durante no período de dezembro/1997 a fevereiro/2004, onde ocupou os cargos de Coordenadora de Projetos, Diretora de Planejamento e Assessora Especial de Transportes. Servidora Pública Estadual da Secretaria de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano, desde abril de 2015, ocupando o cargo de Superintendente de Desenvolvimento Urbano.

 

TANIA MARIA MARINHO DE GUSMÃO (SUPLENTE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (1975) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1982). Atualmente é arquiteta do escritório de arquitetura e design Tânia Gusmão. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil e Design de Interiores e Paisagismo. Atua nos estados de Alagoas e Sergipe, com ênfase no acompanhamento de obras residências e comerciais. Formação acadêmica/titulação 1987 – 1987 Especialização em Área de Concentração em Análise Ambiental. Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil. Título: Controle do assoreamento do complexo lagunar Mundaú-Manguaba-AL. 1977 – 1982 Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil. 1971 – 1975 Graduação em Licenciatura Plena em Geografia. Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil. Atuação Profissional: Tânia Gusmão Arquitetura e Design.

AMAZONAS

CLAUDEMIR JOSE ANDRADE (TITULAR)

Arquiteto e Urbanista graduado pelo CEULM/ULBRA (1998). Especialista em Gestão Ambiental(2011). Conselheiro Federal do CAU/BR pelo Estado do Amazonas (2015-2017). Ex-Presidente do IAB, Departamento do Amazonas (Gestão 2012-2013 e 2014-2016). Vice-Presidente para a Região Norte do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/DN (2015-2017). Técnico do Instituto Municipal da Ordem Social e Planejamento Urbano – IMPLURB, órgão da Prefeitura de Manaus chegando a exercer o cargo de Diretor-Presidente (2006 a 2008). Atualmente encontra-se à disposição da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF, onde exerce atividades na área de Arquitetura e Urbanismo, gestor da Unidade de Gerenciamento do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus- UGPM/PROURBIS. Professor de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Ex-professor de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do CEULM/ULBRA.

 

WERNER DEIMLING ALBUQUERQUE (SUPLENTE)

Werner Deimling Albuquerque Arquiteto graduado pela ULBRA no ano de 2003, sócio diretor da Bomfim & Albuquerque Arquitetos desde 2004, especialista em Mercado imobiliário, com mais 50.000m2 de área construída na área de Arquitetura Industrial, diversos projetos voltados ao segmento popular com mais de 30 mil unidades construídas, projetos comerciais e na área de saúde. Projetos com ênfase em sustentabilidade e eficiência energética.

AMAPÁ

HUMBERTO MAURO ANDRADE CRUZ (TITULAR)

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1993). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo. Professor da Universidade Federal do Amapá desde abril de 1994. Foi Coordenador do Curso de Educação Artística, membro do Conselho Superior e Presidentes do Instituto dos Arquitetos do Brasil Seção Amapá. Atua como profissional liberal na área de projeto de arquitetura em Macapá-AP.

 

LEONARDO DE JESUS DOS SANTOS BELTRÃO (SUPLENTE)

Leonardo de Jesus dos Santos Beltrão Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Amapá (2011), Especialista em Docência do Ensino Superior pela META (2013), Especialista em Sustentabilidade na Construção Civil pelo Instituto de Pós-Graduação e Cursos (2012), Doutorando em Arquitetura pela Universidade de Lisboa (2015 em andamento), proprietário da empresa Beltrão Arquitetura e Urbanismo, Professor universitário do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior do Amapá (2014 em andamento).

 

BAHIA

GUIVALDO D’ALEXANDRIA BAPTISTA (TITULAR)

Arquiteto e Urbanista/FAUFBA desde 1976, doutorando em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/UFBA, Especialista em Construção Civil (UCSAL). ATUALMENTE é Professor Adjunto da FAUFBA e Presidente, em segunda gestão, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia-CAU/BA. EXERCEU A FUNÇÃO DE Vice-Diretor e Chefe do Departamento de Tecnologia Aplicada à Arquitetura da FAUFBA; Conselheiro do CREA-BA; ex Membro da Assessoria da Presidência do CONFEA; Coordenador Geral do Campus Avançado da UFBA; Membro da Diretoria do CREA/BA; Membro da Comissão Central de Ética da UFBA; Membro da Diretoria do IAB-BA; Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA); Coordenador de Estágios da FAUFBA; Vice-Presidente e Presidente do CAU/BA na Gestão Fundadora; Coordenador da Comissão de Ética e de Ensino do CAU/BA; Membro do Colegiado de Governança do Fundo de Apoio/CAU Básicos e Coordenador Adjunto do Fórum de Presidentes do CAU.

 

RAUL NOBRE MARTINS JUNIOR (SUPLENTE)

Arquiteto e Urbanista (UFBA 1976), com extensão em Artes Liberais em Williams College (Massachusetts, EUA). Depois de dez anos de atividade profissional em projeto e construção na Bahia, voltou aos EUA e permaneceu durante 15 anos e cursou Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação em IIT (Illinois Institute of Technology) realizando trabalho pioneiro em Aplicações de Computação na Arquitetura. Durante 10 anos trabalhou também em grandes escritórios de arquitetura em Chicago. Ensinou Estrutura de Dados e Algoritmos em IIT, onde recebeu o Distinguished International Student Award e o Stryker Award. Em 2001 retornou a Salvador onde tem escritório de projetos. Foi da Gestão Fundadora, e atualmente é Vice Presidente do CAU-BA, onde também coordena a Comissão de Exercício Profissional. É membro do Conselho Superior do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Representa o Brasil na Comissão de Prática Profissional da UIA (União Internacional dos Arquitetos).

 

CEARÁ

ANTONIO LUCIANO DE LIMA GUIMARÃES (TITULAR)

Arquiteto e urbanista Formação Acadêmica  Arquiteto e Urbanista pela UFC, em 1973; Curso de especialização em Patrimônio Histórico pela FAU / USP, em 1974; Curso de especialização em planejamento local e desenvolvimento regional pela Univ. de Barcelona, Espanha, em 2004/2006; PARTICIPAÇÃO EM ENTIDADES E CONSELHOS PROFISSIONAIS – Atuação no CAU BR 2012/2017 – Conselheiro Suplente do CAU/BR eleito para o mandato 2015/2017, com atividades nas Comissões: CPUA – CAU/BR – Comissão de Política Urbana e Ambiental; CTHEP – Comissão Temporária de Harmonização do Exercício Profissional (função de resolver as demandas de Resoluções conjuntas com o CONFEA) indicado pelo Conselho Diretor do CAU/BR na condição de especialista – 2016/2017; CTDC – Comissão Temporária do Direito a Cidade do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.

 

HENRIQUE ALVES DA SILVA (SUPLENTE)

Arquiteto urbanista, Graduado pela Universidade Federal do Ceará (2008). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, área de concentração Produção do Espaço Geográfico (2013). É professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uni7, tendo ensinado também na Fanor e na Unicatólica de Quixadá, onde foi Coordenador de curso. Atua principalmente em ensino e pesquisa, nos seguintes temas: planejamento urbano, paisagismo, história do planejamento, cidades médias, produção habitacional.

DISTRITO FEDERAL

RAUL WANDERLEY GRADIM (TITULAR)

Arquiteto e Urbanista pela FAU – UnB. Atual – Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal – Coordenador do Grupo Técnico Executivo do Programa Habita Brasília. 09/2010 – 04/2016 – Escritório próprio. 09/1983 – 07/2010 – Banco do Brasil S/A – Arquiteto, atuando na elaboração de projetos de arquitetura e fiscalização de obras; Gerente de Engenharia em Brasília/DF; Gerente da Divisão de Avaliações e Gerente da Divisão de Obras em Brasília/DF; Gerente Regional de Engenharia e Logística em Brasília/DF e Recife/PE. IAB/DF – Associado desde 1985, integrante da Diretoria durante as gestões de 1986 a 1992 como Diretor e Vice-Presidente, atualmente integra o Conselho Superior/COSU como titular.

 

LUIS FERNANDO ZEFERINO (SUPLENTE)

Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU – UnB em 1998. Enquanto estudante participou ativamente no movimento estudantil junto a FENEA. Atua em escritório próprio nas áreas de projeto, execução de obras, avaliação de imóveis e perícia judicial há 19 anos. Pesquisador do tema corrupção no projeto de arquitetura e na execução de obras públicas, pretende atuar ativamente na defesa do Concurso de Projeto e na obrigatoriedade de Projeto Completo para as licitações de projeto e obras públicas.

ESPÍRITO SANTO

EDUARDO PASQUINELLI ROCIO (TITULAR)

Formado Pela FAU-UFRJ em 1989, com especialização em Urbanismo e MBA em Gestão de Obras e Projetos. Atua como profissional no ES desde 1993. Sócio-gerente da empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo Ltda. desde 2000. No IAB-ES atuou como Conselheiro Estadual e Federal, vice-presidente na gestão 2008-2010, presidente na gestão 2012-2014 e atual vice-presidente na gestão 2017-2019. Um dos responsáveis pela idealização da Casa do Arquiteto. Conselheiro Estadual titular do CAU-ES na gestão 2012-2014, onde exerceu a coordenadoria da Comissão de Exercício profissional. Na atual gestão, atua como Conselheiro Federal suplente pelo CAU-ES.

 

EDEZIO CALDEIRA FILHO (SUPLENTE)

49 anos, brasileiro, natural de Vitória, arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), especialista em Gestão de Cidades. Tem atuado em órgãos públicos e participado de vários estudos urbanísticos para implantação de equipamentos estruturantes para a região metropolitana, tais como marina pública, oceanário e parque tecnológico. Tem participado de projetos de mobilidade urbana, incluindo planejamento e operação de trânsito das cidades de Vitória e Vila Velha. Compôs a equipe de técnicos que elaborou o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Vitória, ocasião em que foi estudada a implantação de um veículo leve sobre trilhos – VLT, com realização de estudos viários para Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Recentemente, coordenou a revisão do PDM de Aracruz, (norte do ES), até a fase de diretrizes, bem como a implantação do Projeto Orla da mesma cidade. Também tem atuado como professor de planejamento e design.

GOIÁS

MARIA ELIANA JUBÉ RIBEIRO (TITULAR)

A trajetória profissional e o histórico de participação no CAU/GO são os elementos que credenciam a arquiteta e professora da PUC Goiás Lana Jubé a também fazer parte da ARQ URB. Doutora em paisagem e ambiente pela USP, a profissional tem em seu currículo a coordenação do projeto de revitalização do centro pela Prefeitura de Goiânia, além da bagagem de já ter sido conselheira estadual e atualmente representar Goiás no CAU/BR. É lá que, ao lado de outros nomes da arquitetura nacional, tem encampado bandeiras como a promoção de cidades mais inclusivas, a sustentabilidade como fundamento da relação entre homem e natureza e o protagonismo de arquitetos no papel de produção cultural em nosso país. Para Lana, a sua atuação em prol do coletivo se relaciona com seus valores e “características de personalidade como ser comunitário e cristão”, como a própria define. Atualmente é coordenadora da Comissão Nacional de Política Urbana e Ambiental e membro da Comissão Nacional de Ética.

 

MARCIA GUERRANTE TAVARES (SUPLENTE)

O estudo da casa e da qualidade dos ambientes urbanos é objeto de interesse de Márcia Guerrante desde a graduação na PUC Goiás, em 1985, até os dias atuais. A profissional trabalhou no departamento de arquitetura do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Regional de Goiás participando da elaboração de projetos de edificações institucionais e de espaços públicos. É especialista em Projetos Luminotécnicos pela Universidade Rio Branco, possui MBA em Construções Sustentáveis pela Universidade Cidade de São Paulo e é mestre em Projeto e Cidade pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como professora no curso de Design de Ambientes da UFG e como pesquisadora bolsista pela Universidade Federal de Goiás. Estes estudos, somados à prática profissional de mais de trinta anos em escritório próprio, garantem experiência nas questões relacionadas à ambiência e à sustentabilidade urbana e das edificações, tendo sempre como foco Goiânia e a qualidade de vida das pessoas na cidade em transformação.

MARANHÃO

EMERSON DO NASCIMENTO FRAGA (TITULAR)

Pós-graduação – MBA em Plataforma BIM – Modelagem, Planejamento e Orçamento – INBEC / UNIPI, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade CEUMA, Técnico em Edificações pelo CEFET / MA – Centro Federal de Ensino Tecnológico, Técnico em transações Imobiliárias pelo CENFORP / MA – Centro de Formação Profissional; Foi Diretor Regional Norte da FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura) Gestão 2003-2004 e 2004-2005. Concursado na Prefeitura de GUIMARÃES – Arquiteto e Urbanista na Secretaria de Infraestrutura; Atualmente pertence ao quadro de Arquitetos e Urbanistas da SECID – Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, como Chefe do Departamento de Pavimentação de Vias Urbanas. Atua nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Criação, Arquitetura de Interiores e Avaliação de Imóveis.

 

LOURIVAL JOSE COELHO NETO (SUPLENTE)

Pós-graduação – MBA em Plataforma BIM – Modelagem, Planejamento e Orçamento – INBEC/UNIP – Instituto Brasileiro de Educação Continuada.e Pós-graduação em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade CEUMA em 2010.  Atualmente pertence ao quadro de Arquitetos e Urbanistas da SECID – Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão como Chefe do Departamento de Planejamento. Atua em projetos de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura de Interiores, de âmbito público e privado.

MINAS GERAIS

JOSE ANTONIO ASSIS DE GODOY (TITULAR)

Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas – SP – 1980 / Pós-Graduação : Administração – UNAERP – SP CARGOS OCUPADOS : Fundador e Diretor do IAB – Núcleo Uberlândia – MG / Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Uberlândia – MG / Conselheiro Titular – Inspetor-Chefe e Vice-Presidente do CREA-MG / Conselheiro do IAB – MG / Diretor da Autarquia Estadual PLAMBEL – MG / Secretário Municipal de Planejamento Urbano da Prefeitura de Uberlândia / Professor Universitário da FAU – UNIUBE e FAU – UNITRI . CARGO ATUAL: Conselheiro Federal (Supl.) CAU / BR, representando Minas Gerais.

 

EDUARDO FAJARDO SOARES (SUPLENTE)

Arquiteto e Urbanista funcionário da UFMG;Pós graduado e Mestre em Patrimônio Sustetável pela EAU/UFMG;presidente do Sindicato dos Arquitetos/MG;membro do COSU-IAB/MG;membro do CIAU-CAU/MG.

MATO GROSSO DO SUL

OSVALDO ABRÃO DE SOUZA (TITULAR)

Graduado em arquitetura e urbanismo pela PUC de Goiás em 79, pós-graduado em Arquitetura e Metodologia do Ensino Superior. Profissional liberal desde 80. Professor nas Universidades UNIGRAN, ANHANGUERA e UNIDERP, desde 82 nos cursos de arquitetura e urbanismo, agronomia e artes cênicas, aposentado desde 2012. Diretor do departamento de urbanismo da Prefeitura de Ponta Porã em 80, Arquiteto projetista e fiscal de obras do departamento de obras públicas do MS/ 81 a 87.Gerente Administrativo e Financeiro do CREA/MS/87. Diretor técnico da Construtora Ambiental Ltda. Foi membro de diretoria FNA, SINDARQ/ms, IAB/ms,Conselheiro CREA/ms, Conselho Superior Universitário da UFMS, CMDU PMCG. Comissão de Integração do MERCOSUL (CIAM) pelo CONFEA, 2002 a 2006, no Grupo de Serviços do MERCOSUL.Primeiro Presidente eleito do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – CAU/MS período de 2012 a 2014, reeleito para 2015-2017.

 

FABIO LUÍS DA SILVA (SUPLENTE)

Arquiteto e Urbanista, graduado em 1998 pela Unigran, com escritório próprio atuo na área de elaboração de projetos e execução de obras residenciais e comerciais. Fui docente por 5 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran. Atualmente exercendo o cargo de Diretor Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Dourados – IMAM.

MATO GROSSO

WILSON FERNANDO VARGAS DE ANDRADE (TITULAR)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo na 1ª turma da FAU-CESUP em Campo Grande/MS (1990). Pós-graduado em Gerente de Cidade pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo(1999), e Gestão Pública no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Foi gerente na Caixa por 25 anos, com atuação nas áreas de habitação, saneamento e desenvolvimento urbano e conselheiro no CMDU-Cuiabá (1996 a 2006). Exerce cargo técnico na Caixa além de arquiteto autônomo. Como Presidente do Conselho de Arquitetura de Urbanismo de Mato Grosso, desde 2015, foi Coordenador do Fórum de Presidentes do CAU do Brasil (2016), integrou a missão do CAU/BR na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), em Quito/Equador (2016) e representa o CAU/MT no Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá e no Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso.

 

LUCIANO NAREZI DE BRITO (SUPLENTE)

Formado no ano de 1991 pela Unimar, campus de Tupã -SP, Atua como arquiteto desde 1992 no Estado de Mato Grosso, especificamente, no município de Tangará da Serra, com escritório próprio de Projetos e Acompanhamento de Obras. Participou da primeira gestão do CAU , como Conselheiro Estadual Titular e agora nesta segunda Gestão, é Suplente de Conselheiro Federal por Mato Grosso.

PARÁ

JULIANO PAMPLONA XIMENES PONTE (TITULAR)

Arquiteto e Urbanista pela UFPA. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

 

ALICE DA SILVA RODRIGUES ROSAS (SUPLENTE)

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1991), especialização em Urbanismo Avaliações Técnico Ambientais do Espaço pela Universidade Federal do Pará (1992) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade da Amazônia, Arquiteta da Prefeitura Municipal de Belém, lotada na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, e Conselheira fundadora do CAU/PA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Centro Histórico, Desenho Urbano, Identidade, Legibilidade, Morfologia Urbana, Projeto Urbano e Planejamento.

PARAÍBA

HÉLIO CAVALCANTI DA COSTA LIMA (TITULAR)

Arquiteto e Urbanista (UFPE 1974) Professor de Área de Produtos trabalharojeto (1977-2012) Doutor em Economia e Gestão (Amiens 1994) Mestre em Engenharia de Produção (UFPB 1987) Especialista em Conforto Ambiental (UFPB 1980) Gestor de Obras de Restauro (CECI-UFPE 2010) Conselheiro Federal do CAU pela Paraíba (2015-2017)

 

CRISTINA EVELINE VIEIRA ALEXANDRE (SUPLENTE)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPB, 1996; Pós-Graduada “Master em Arquitetura e Iluminação” pelo IPOG, 2017; Assessora de Arquitetura da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Agosto-2019/Maio-2015 e Julho-2016/Agosto-2017; Participação na Comissão de Estudo de Elaboração de Projetos, Representação Gráfica e Atividades Técnicas de Arquitetura da ABNT na “Revisão das Normas Técnicas NBR 13.531:1995 e NBR 13.532:1995, agrupadas na NBR 16.636:2017 – Elaboração e Desenvolvimento de Serviços Técnicos de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos (Parte 1: Diretrizes e Terminologia; Parte 2: Projeto Arquitetônico; Parte 3: Projeto Urbanístico)”, representando o CAU/BR; Conselheira Estadual Titular do CAU/PB, 2012/2014 e 2015/2017; Assessora Especial da Presidência do CAU/BR, de Maio-2015/Julho-2016; Vice-Presidente do CAU/PB, Janeiro-Maio/2015; Presidente do CAU/PB, 2012/2014; Delegada do Brasil no CIALP, 2012/2015; Presidente do IAB-PB, 2010/2011 e 2008/2009.

PERNAMBUCO

ROBERTO SALOMÃO DO AMARAL E MELO (TITULAR)

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PNUD/SUDENE e Especialista em Conservação Urbana e Territorial pelo CECI/MDU/UFPE/ICCROM/UNESCO/Programa BRASIL-ITUC/BR. Tem atuado no serviço público, ocupando cargos e funções gerenciais estratégicas em diversas áreas do seu campo de atuação profissional: foi Diretor de Patrimônio Histórico da FUNDARPE, Secretário-Adjunto de Planejamento Urbano e Ambiental da PCR, Chefe da Assessoria Técnica da COHAB-PE, Diretor Executivo de Programas Regionais de Desenvolvimento da SEPLANDES, Gerente de Operações e Superintendente Técnico do PROMATA, Secretário Executivo de Planejamento e Monitoramento da Secretaria das Cidades. Atualmente é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU e Coordenador de Planejamento e Urbanismo de SUAPE. Tem participado como consultor e especialista individual, nas esferas pública e privada, em diversos estudos e projetos de desenvolvimento.

 

DIEGO LINS NOVAES FERRAZ (SUPLENTE)

Arquiteto e Urbanista Graduado pela Faculdade Esuda 2 – Pós graduado em Marketing e Gestão em negócios pela FADEPE em 09/2007 3- Curso extensivo em Design de Iluminação Técnica pelo Instituto NYU nos Estados Unidos 4- Durante 04 anos fui Arquiteto do escritório José Goyana Leal &a Arquitetos associados 5- Há 07 anos comandando o Escritório Diego Ferraz Arquitetura.

PIAUÍ

JOSÉ GERARDO DA FONSECA SOARES (titular)

Graduado como Arquiteto & Urbanista pelo Instituto Camillo Filho em 2008, antes tendo sido graduado em Ciências Contábeis e Pós graduado em Administração Empresarial, alem de ter exercido funções de diretorias administrativas/financeiras em empresas privadas. Com Pós graduação Latu Sensu, especialização em projetos luminotécnicos, “Architectural Lighting Design” pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP. Participando de diversos eventos, residências de vivência profissional e workshops, tanto no Brasil quanto no exterior, estabelece um escritório de projetos na cidade de Teresina-Pi, com atuação também em outros estados. Membro Associado da AsBai – Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação desde 2010 Membro Associado da IESNA – Illuminating Engineering Society of North America desde 2011 Exerceu a função de Arquiteto na Secretaria de Governo do Estado do Piauí de 2011 a 2014. Conselheiro Suplente do CAU PI triênio 2015/2017.

 

FABRICIO ESCÓRCIO BENEVIDES (suplente)

Arquiteto e Urbanista formado na universidade Federal do Piauí no ano de 2001. Atuando desde a formação com a elaboração de projetos de edificações residenciais, comerciais e institucionais. Possui curso de especialização em paisagismo pela Instituto Camilo Filho, onde mais tarde lecionou as disciplinas de representação gráfica digital no curso de design de interiores de 2012 a 2015. Conselheiro estadual do CAU no atual triênio. Ministrante dos cursos: técnicas e uso da imagem, instituto Camilo Filho (2004); curso de extensão em apresentação de projetos e trabalhos acadêmicos de arquitetura , Universidade Federal do Piauí (2002) e Instituto Camilo Filho (2005); curso de Sketchup, Instituto Camilo Filho, 2013; curso de extensão em Autocad 2017, Instituto Camilo Filho (2017). Sócio proprietário do escritório Usina d´Arquitetura. Atualmente trabalha exclusivamente com projetos de arquitetura, ambientação e paisagismo.

PARANÁ

JEFERSON DANTAS NAVOLAR (titular)

Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1983), Especialista em Patrimônio Edificado pela UFBA (1984) e Mestre pela Universidade Federal da Bahia (2004) em Preservação do Patrimônio Edificado. Ex-presidente do IAB-PR gestões 2008-09 e 2010-11. Conselheiro e Presidente do CAU/PR gestões 2012- 2014 e 2015-2017.

 

MILTON CARLOS ZANELATTO GONÇALVES (suplente)

Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná no ano de 2006, neste período teve grande participação nos movimentos estudantis, sendo Coordenador geral do DCE-UFPR, e Presidente do DCE-PUCPR, alem de ter sido membro de Centros acadêmicos; Em sua carreira Profissional trabalha desde 2007, principalmente, em edificações comerciais e residenciais. De suas fases conceituais até a execução das obras. Tem cursos diversos em Gestão de projetos, auxílios computacionais para projeto, e demais cursos relacionados a Arquitetura e Urbanismo; Participou do evento da ONU- COP 21 na delegação oficial de arquitetos. Foi Consultor da Câmara de Vereadores de Curitiba na revisão de seu Plano Diretor e Vice-presidente do Sindarq-pr na gestão 2013-2015; Atualmente é membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo / Paraná, e Membro no Conselho de Urbanismo de Curitiba; É o Presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Paraná na gestão 2016-2018.

RIO DE JANEIRO

CARLOS FERNANDO DE SOUZA LEÃO ANDRADE (titular)

Arquiteto-Urbanista, formado em 1976, FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro- FAU – UFRJ, onde se diplomou em Mestre (1998) e Doutor (2009) em Urbanismo, respectivamente com os trabalhos “Parâmetros Urbanísticos em Loteamentos Irregulares e Clandestinos” e “Urbanismo em Tempos de Retração”. Estudou no Institute of Housing Studies – IHS, Rotterdan, na Holanda, onde se especializou em “Housing, Planning and Building (1989).Ocupou diversos cargos públicos, como Diretor da Empresa de Obras Publicas, Subsecretário de Estado de Planejamento e, mais recentemente, Superint. Regional no Rio de Janeiro, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (de outubro de 2006 a dezembro de 2011).Foi editor da Revista Chão (1978 – 1980). Em 2009, recebeu a  Medalha Pedro Ernesto, oferecida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e, no mesmo ano, o título de  Profissional do Ano. Sócio da URBANACON – Consultas Urbanas Assessoria e Gerenciamento Ltda., desde 1996.

 

WASHINGTON MENEZES FAJARDO (suplente)

Graduado pela FAU-UFRJ, em 1996. Foi Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH – e Assessor Especial do Prefeito para Assuntos Urbanos, de 2009 até 2016. Autor de obras premiadas como: Requalificação do “Ver-O-Peso”, Belém; Concepção original da Arena Carioca da Pavuna; Concepção original do Novo Imperator; Formulou as políticas públicas: Destinação de 3% das CEPACs do Porto Maravilha para o patrimônio cultural; Edital Pro-APAC, ação inédita de fomento à restauração de imóveis privados, prêmio IPHAN em 2014; Criou o Centro de Design Carioca; Criou o Circuito da Herança Africana. Escreve para “O Globo” e “El País Brasil”.

RIO GRANDE DO NORTE

PATRÍCIA SILVA LUZ DE MACEDO (titular)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFRN/1986) e em Direito (FARN/2003), com especialização em Direito Público (UFRN/2005), com trabalho apresentado no tema, Plano Diretor: Análise Jurídica do Solo Criado como Instrumento Constitucional para Regulamentação de Cidades Sustentáveis. Servidora Pública do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com atuação como arquiteta e urbanista na Secretaria da Educação e da Cultura. Experiência profissional como arquiteta e urbanista em escritório de projeto.

 

JOSÉ JEFFERSON DE SOUSA (suplente)

Doutor em Tecnologia da Arquitetura Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN Conselheiro Estadual do CAU/RN: 2012-2014 e 2015-2017 Vice-presidente do CAU/RN: 2014-2017

RONDÔNIA

ROSEANA DE ALMEIDA VASCONCELOS (titular)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, UFPB, 1994. Arquiteta e Urbanista na empresa LOGOS, Escritório de Projetos, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, UFPB, 2002. Mestre em Transportes, com dissertação na área de concentração em Infra Estrutura em Transportes no Curso de Engenharia Civil, UFCG, 2001. Prestou Serviços como Arquiteta e Urbanista para a Universidade Federal de Campina Grande – PB, 2006 – 2008. Atua como coordenadora, professora e orientadora do estágio supervisionado do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON, desde 2008. É coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIRON, desde 2011. Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, como representante do estado de Rondônia, desde 2015. É funcionária pública do estado de Rondônia, desde 2010, atuando como coordenadora do SESMT/RO.

 

TIAGO ROBERTO GADELHA (suplente)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNIRON. Cursou Master em Arquitetura pela Instituição IPOG. Atuou em 2011 no Escritório Layout Arquitetura. Em 2012, contratado pelo SENAI, assumiu o cargo de Arquiteto na Federação das Industrias de Rondônia – FIERO. Proprietário do Escritório TG Arquitetura. Em 2015, Aprovado em concurso público para o cargo de Arquiteto da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Conselheiro Estadual Suplente na Gestão 2015 – 2017 no Estado de Rondônia.

RORAIMA

NIKSON DIAS DE OLIVEIRA (titular)

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringa (2012), Especialista em Avaliação, Perícias e Auditoria em Engenharia Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Católica de Goiás (2006). Arquiteto e Urbanista. A partir de Março de 2010 Docente da Universidade Federal de Roraima no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, nas disciplinas: Projeto Hospitalar,Conforto Ambiental,Perspectiva I e II, DOMEX I e II, Introdução ao Projeto Urbano, Projeto Urbano I e II. Área de Atuação: Engenharia de Segurança do Trabalho, Arquitetura e Urbanismo,Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo,Paisagismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional.

 

INGRID SKARLETY ROSAS SOUZA (suplente)

Formação complementar: MBA em Auditoria Perícias e Avaliações, concluído em Setembro de 2017; Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Experiência profissional: Secretária de Educação e Deporto do Estado de Roraima, Gestão de Convênios; Secretária Municipal de Obras e Urbanismo, Fiscal de Obras; Profissional Liberal, Quatro anos como Autônoma; Construtora Vencemos, Diretora Técnica e Responsável Técnica da empresa; Universidade Federal de Roraima, Professora Substituta; PROFISSIONAL ATUAL Serviço Social da Indústria- SESI/RR, Engenheira de Segurança; Escritório Particular em Parcerias com outros profissionais da área; Coordenadora da Comissão de Administração, Organização e Finanças do CAU/RR; CURSO COMPLEMENTARES DO CONSELHO DE ARQ. E URBANISMO I Seminário de Ética e Disciplina do conselho de Arquitetura e Urbanismo; II e III Seminário Legislativo do CAU/BR; V Seminário de Políticas Urbanas do CAU/BR; I Seminário de Ensino e Formação.

RIO GRANDE DO SUL

EDNEZER RODRIGUES FLORES (titular)

Arquiteto e Urbanista graduado pela UniRitter (1989). Sócio diretor da Arqhos Arquitetura & Consultoria, desenvolvendo projetos e construções nas áreas industrial, comercial e residencial. Também atua na coordenação e consultoria técnica para a implantação de edificações de saúde. Tem experiência como consultor em auditoria predial, perícias técnicas diversas e regularização fundiária. Foi professor de Pós-graduação em Arquitetura Hospitalar no Cenec-Conesul. Atuou como técnico da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do Estado do RS (1990-2010). Integrou a diretoria do SAERGS em duas gestões. Foi conselheiro na gestão fundadora do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RS (2012/14). Atualmente é Diretor do Instituto de Perícias e Avaliações do Brasil – IBAPE RS (2017/18) e Vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RS (2017/19).

 

BRIANE ELISABETH PANITZ BICA (suplente)

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1969). É pós-doutora em Conservação do Patrimônio Histórico – Palais Chaillot (Paris, 1990), com especialização em Conservação Arquitetônica – ICCROM (Roma, 1989), e doutorado em planejamento urbano pela Universidade de Grenoble (França,1979). Desde 2014 é coordenadora do PAC Cidades Históricas – SMC/PMPA. Atuou como coordenadora do Projeto Monumenta – SMC/PMPA/IPHAN (2001 a 2014). Implantou e coordenou o Setor de Cultura da Unesco no Brasil, em Brasília (1992 a 2001). Trabalhou como técnica em planejamento e preservação no IPHAN (1979 a 1992), onde coordenou o Grupo de Trabalho para a preservação de Brasília e foi responsável pelo dossier Brasília/Patrimônio Mundial/UNESCO (1986). Atuou no Programa de Cidades Históricas – PCH (1976), e no GT Alcântara-Maranhão/IPHAN (década de 1980).

SANTA CATARINA

RICARDO MARTINS DA FONSECA (titular)

Arquiteto e urbanista formado pela UFSC em 1991, com especialização em Construções Sustentáveis pelo IPOG (2014), sócio –proprietário do escritório Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura desde 2005, atuando nas áreas de projeto arquitetônico residencial, corporativo, institucional, interiores e execução de obras. Conselheiro do CREA, representando o IAB/SC, diretor cultural do IAB/SC, vice-presidente em duas gestões e depois presidente da AsBEA/SC, onde atualmente é Conselheiro. Atualmente é Conselheiro Federal do CAU/BR representando Santa Catarina em Brasília e é coordenador-adjunto da Comissão de Exercício Profissional – CEP-CAU/BR.

 

GIOVANI BONETTI (suplente)

Arquiteto e urbanista sócio diretor nas empresas Marchettibonetti+ e Ark7 arquitetos, diretor IAB/SC nas gestões 1994|1995, 1998|1999 e 2000|2001|, presidente Asbea/SC nas gestões 2009|2010 e 2011|2012, vice presidente Asbea nacional gestao 2012|2015, vice presidente CAU/SC na gestão fundadora no período de jan|2012 a jul|2013 e vice presidente CAU/SC na gestão 2015|2017.

SERGIPE

FERNANDO MARCIO DE OLIVEIRA (titular)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Engenharia Civil e está cursando doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas, com término previsto para 2019. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia do Ambiente Construído, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetura, BIM (Building Modelling information), conforto térmico, restauro, ventilação e acessibilidade. Foi um dos responsáveis pela instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e em Sergipe, sendo presidente no ano de 2012, e atualmente conselheiro federal suplente do CAU/BR com mandato até 2017.

 

JOSÉ QUEIROZ DA COSTA FILHO (suplente)

Arquiteto e urbanista diplomado pela Universidade Federal da Bahia em 13 de abril de 1985. Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes diplomado em 19 de julho de 2017. Servidor público desde 1985, exerceu atividades no Departamento de Edificações Públicas (DEP), no Departamento de Infraestrutura Rodoviária do Estado de Sergipe (DER/SE) e na Companhia Estadual de Obras Públicas (CEHOP) no Estado de Sergipe. Conselheiro Estadual suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe – CAU/SE, mandato de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2017. Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, eleito pelo Departamento de Sergipe para o Triênio 2017-2019. Membro do Conselho Municipal de Habitação de Aracaju – CMHAJU, representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe – CAU/SE, para o triênio 2016-2018. Vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Sergipe, para o Triênio 2014-2016. Assessor Legislativo (outubro/2009 a agosto.

SÃO PAULO

NADIA SOMEKH (titular)

Professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conselheira do IAB, conselheira da UIA-União Internacional de Arquitetos (2008-2017) Foi conselheira do CAU-SP na primeira gestão e considera que devemos ter um CAU que nos represente, que seja menos burocrático e que seja um canal de interlocução com a sociedade. Foi Presidente da EMURB (2002-2004), foi Diretora da FAU-Mackenzie (2005-2009), coordenou a estruturação da pós-graduação na FAU Mackenzie, foi diretora do DPH Departamento de Patrimônio Histórico e Presidente do CONPRESP, Conselho de preservação do Patrimônio Histórico-cultural e Ambiental da cidade de Sao Paulo, (2013-2016), autora do livro -A cidade vertical e o Urbanismo modernizador entre outros. Professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris e da Universidade de Reading em Londres. Defende a ampliação do papel dos arquitetos na construção da cidade, através de legislação especifica, defende a busca de novas alternativas de trabalho.

 

HELENA APARECIDA AYOUB SILVA (suplente)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura E Urbanismo da Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura E Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Arquitetura E Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura E Urbanismo da Universidade de São Paulo (2005). Professora doutora do Grupo de disciplinas de Projeto de Edificações do Departamento de Projeto da FAUUSP. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na mesma FAUUSP Sócia gerente e responsável técnico – Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados EPP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, edifícios públicos e particulares, edifícios educacionais, restauro e preservação de patrimônio histórico.

TOCANTINS

MATOZALÉM SOUSA SANTANA (titular)

Formado pela Universidade Federal do Tocantins (2012), cursa especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável, Arquitetônica e Urbanística (UNB) e Desempenho das Edificações Habitacionais (PUC-GO). Atualmente é professor substituto no curso de engenharia civil (UFT), membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e de Habitação; da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor; e da Comissão de Revisão do Código de Obras de Palmas/TO. Colaborou no planejamento de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Gurupi/TO, atuou como professor convidado/voluntário por três semestres no curso de arquitetura e urbanismo (UFT). Tem vasta experiência na área de legislação profissional adquirida desde a entrada no CREA/TO, mediante concurso público (2006). Foi pioneiro na implantação do CAU no Tocantins (2012) e desde então atua na gerência técnica e de fiscalização. Integra, com outros dois colegas, escritório particular.

 

CARLOS EDUARDO CAVALHEIRO GONÇALVES (suplente)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário – Católica de Santa Catarina – Jaraguá do Sul (2001), Pós graduação em Infra Estrutura Urbana pela Universidade Federal do Tocantins (2006) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é proprietário do escritório de arquitetura Cadu Cavalheiro Arquitetos LTDA e também leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo do CEULP ULBRA. Tem experiência em Patrimônio Histórico e Ambiental através de trabalhos realizados para o Programa Monumenta (2007 -2009) e contratos firmados em parcerias entre IPHAN e UNESCO. Possui experiência na elaboração de projetos de arquitetura e complementares e acompanhamento de obras, com acervo de Edifícios Multifamiliares, Comerciais, de uso Misto, residências unifamiliares, projeto de interior e paisagismo. Conhecimento de ferramentas computacionais para elaboração de maquetes 3D, renderização, vídeos animados, tratamento de imagens e tecnologia BIM.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

ANDREA LUCIA VILELLA ARRUDA (titular)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1988) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA (2016/2017); representante da ABEA no CEAU do CAU/BR e do CAUMG; tesoureira do IAB/MOC – Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de MG, Núcleo Montes Claros; membro do conselho diretor da AREA – Associação Regional Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas; sócia cotista da Construtora Vilella Ltda. e professora da Faculdade Santo Agostinho – FACET/FASA. Foi conselheira estadual do CAU/MG no mandato fundador, coordenando a Comissão de Ensino e Formação. Foi secretária executiva do CEAU do CAU/MG em 2015 e do CAU/BR em 2016. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos temas: projeto de arquitetura, construção de edifícios, entidades profissionais e ensino.

 

JOÃO CARLOS CORREIA (suplente)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Engenheiro de Segurança do Trabalho. Arquiteto e Urbanista. Coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA – UNINTA. Conselheiro Regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP. Experiência em gestão e coordenação de cursos superiores e empresas de transporte urbano. Na área de Arquitetura e Urbanismo com atuação principalmente nos temas: – projeto de arquitetura, projeto de urbanismo – desenvolvimento urbano, regional e econômico – transporte e tráfego, segurança no sistema viário, meio ambiente, tecnologia e materiais. Engenharia de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Técnico Industrial Mecânico com experiência em desenvolvimento e testes de veículos e componentes veiculares.


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