Publicado no dia

As principais entregas do ano realizadas pela Gestão 2018/2020 foram o ponto alto da comemoração pelo Dia do Arquiteto e Urbanista promovida pelo CAU/SC em 10 de dezembro. Os profissionais foram recebidos para a solenidade na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura. A celebração também chamou resgatou a relevância do papel que os Conselhos Profissionais desempenham pela valorização profissional. 

A presidente Daniela Sarmento lembrou que 2019 foi marcado por questionamentos sobre a existência dos conselhos e a regulamentação da arquitetura. “Quero trazer a frase do nosso querido Clóvis Ilgenfritz: se nós não fizermos política, os políticos farão arquitetura. Por isso, precisamos avançar no nosso entendimento sobre a importância do Conselho e o que ele significa para os profissionais de arquitetura e urbanismo”, disse a presidente.

Ao longo do evento, o cerimonial conduziu a apresentação dos principais programas e projetos desenvolvidos pelo CAU/SC, entrelaçando cada ação ao Plano de Gestão. Em sua intervenção, a presidente Daniela Sarmento destacou o alinhamento da Gestão do CAU aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que projeta o papel dos arquitetos e urbanistas e do CAU na promoção da Nova Agenda Urbana. “É fundamental que sejamos capazes de promover o conhecimento urbanístico para que a cultura do preservar, do cuidar da cidade seja acessível a todas as pessoas, difundindo o conceito da função social da cidade. A partir do momento esta compreensão se consolida, o processo participativo ganha qualidade e a consciência do seu direito à cidade faz com que o debate sobre os desafios que a agenda nos propõe tome aderência e engajamento, comprometendo todos os atores”, disse a presidente.

Além da presidente Daniela Sarmento, fizeram parte da mesa de abertura o conselheiro federal por Santa Catarina, Ricardo Martins da Fonseca; o diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, Diego Fermo;  o atual presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SC, João Villanova Gallardo, também o presidente recém- eleito, Willian Vefago; e o representante da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Regional Sul, Matheus Pedron Jasper. 

.:. Veja as fotos do evento .:.

Outro destaque da noite foi a assinatura simbólica dos contratos com as organizações vencedoras dos editais de patrocínio. O CAU/SC promoveu em 2019 três chamadas públicas que contemplaram 14 projetos para promoção da arquitetura e urbanismo em diferentes dimensões. Saiba mais

A comemoração também reservou espaço para uma homenagem especial à memória do Arquiteto e Urbanista André Francisco Câmara Schmitt. Natural de Porto Alegre/RS e radicado na Ilha de Santa Catarina desde início da década de 1970, André faleceu em setembro deste ano, mas deixou uma vasta produção e contribuição para a arquitetura catarinense. 

Convidado para resgatar a história do arquiteto,, o professor Nelson Saraiva leu um artigo de sua autoria sobre a vida do amigo e colega, publicado na revista Vitruvirus. Leia aqui

A esposa do homenageado, Martha Mansinho, recebeu da presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, e do conselheiro Federal Ricardo Fonseca, uma placa de homenagem e um terrário, símbolo da permanência da memória de André Schmitt entre os arquitetos catarinenses. O ato foi prestigiado pelo ex-prefeito da capital, Edison Andrino, de quem Schmitt foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura entre os anos 1986 e 1988.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CAU/SC no Youtube. Assista:

 

O CAU/SC em números

Alguns dados parciais registrados pelas gerências e comissões entre janeiro a novembro sobre o desempenho do CAU/SC e apresentados durante o evento:

ATENDIMENTO

9.568 profissionais ativos registrados 

1.575 empresas

933 novos registros de profissionais em 2019 

233 novas empresas habilitadas em 2019

50 tipos diferentes de solicitações recebidas no atendimento técnico

14.149 atendimentos técnicos (entre janeiro a novembro) 

73.982 Registros de Responsabilidade Técnica (10% a mais que em 2018)

FISCALIZAÇÃO 

255 denúncias (SC segue sendo um dos estados com o maior número de denúncias recebidas)

777 relatórios de fiscalização 

2.239 editais analisados (dos 295 municípios catarinenses, o CAU/SC teve ação de fiscalização em 267 municípios, cobrindo 90,50% dos municípios catarinenses 

Conheça os programas e principais projetos desenvolvidos pelo CAU

  1.   Programa de Defesa do Exercício Profissional

Plataforma de Georreferenciamento Integrado – PGI – Fiscalização Inteligente

Plano Estadual de Fiscalização 

Projeto Fundamentos Cidades 2030 

 

  1. Programa de Incentivo e Valorização Profissional

Arquitetando o seu negócio

Premiação Acadêmica 

Empreender arquitetura  

 

  1. Programa de Orientação e Formação Profissional

CAU nas escolas 

Cursos de capacitação em ATHIS

Mudança de Paradigma na Atuação Profissional do Arquiteto e Urbanista 

Descomplica Siccau 

 

  1. Programa de Participação Ativa e Interlocução com a Sociedade

Câmaras Temáticas 

Manual do Representante


Deixe seu comentário