A arquitetura e o urbanismo de Santa Catarina estão presentes em todas as cidades do Estado, sempre buscando o delicado equilíbrio entre o bem-estar das pessoas, desenvolvimento e sustentabilidade dos ambientes e da economia. São inúmeros casos de sucesso, cujos resultados aproximam a arquitetura e o urbanismo para todos catarinenses.

Buscando a defesa e fomento das boas práticas da arquitetura e do urbanismo, o CAU/SC, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, promove o III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, evento gratuito. Esse congresso é o espaço para unir sociedade, poder público, mercado e academia em torno de temas relevantes para arquitetura e o urbanismo catarinense.

O evento vai acontecer nas seis mesorregiões do Estado, tendo como sede as cidades de Criciúma, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó, Lages e Florianópolis. A abertura oficial ocorreu em Criciúma, nos dias 02 e 03 de junho. O último encontro acontece na capital catarinense, Florianópolis, nos dias 17 e 18 de novembro.

O III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina reunirá arquitetos, estudantes, profissionais liberais, agentes do setor público e sociedade em geral com o objetivo de conectar e fomentar as boas práticas da arquitetura e o urbanismo no Estado, além de levar a estrutura do Conselho para profissionais e empresas que atuam no interior do Estado.

O evento busca reforçar a Missão do CAU: Arquitetura e Urbanismo para Todos! Por meio de visitas às prefeituras locais ressaltando a importância de legislação específica, conhecendo iniciativas do município voltadas ao direito à moradia e desenvolvendo uma oficina e palestra com o tema da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS, detalhando como profissionais e poder público podem trabalhar num viés de política pública voltada à moradia.

Eixos temáticos e inovação: CAU/SC atua para valorizar o profissional do século XXI.

O III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina possui três eixos temáticos: Tecnologia, Mercado e Sociedade. Os eixos foram definidos através da identificação das demandas dos profissionais e as necessidades atuais de mercado e oportunidades de negócios. Porém o CAU/SC também realizará operações de rotina, levando estrutura tecnológica e profissional para ações como: coleta biométrica para emissão da carteira profissional, atendimento técnico para esclarecimento de dúvidas sobre emissão de RRTs, CAT-A, entre outros.

Impacto no planejamento e gestão do território: treinamentos e capacitações sobre o mercado de trabalho.

Entre as novidades para esta edição, estão o formato do evento, que será híbrido (presencial e on-line), onde serão apresentadas palestras únicas, ou seja, cada cidade terá sua própria programação, com convidados diferentes das outras cidades-sedes. Ainda estão previstas para o Congresso, palestras direcionadas para cada público específico do evento e oficinas que vão abordar temas que envolvam os eixos temáticos do Congresso, tais como: a Modelagem da Informação da Construção (BIM), sendo um processo criado para gerenciar informações em um projeto de construção ao longo do seu ciclo de vida.

Selecione a Cidade para ver as informações de cada evento e para o formulário de inscrição!