Publicado no dia

“A Comunicação foi eleita pela nova gestão do CAU/BR como tema prioritário para 2024”, salientou a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Patrícia Sarquis Herden, ao abrir na segunda-feira (09), em Brasília, o 5º Encontro Nacional de Assessorias de Comunicação (ENAC) em formato híbrido. O evento contou com a participação de assessores de comunicação das UFs de todas as regiões do país, somando cerca de 35 pessoas.

Durante o evento nacional, a chefe de Comunicação da Ascom-CAU/BR, Cláudia Rodrigues, apresentou questões relacionadas aos principais desafios enfrentados pelas assessorias de comunicação nos estados enviados por cada profissional através do Google Forms.

Santa Catarina se fez presente ao ser representada pela Coordenadora de Comunicação, a jornalista e publicitária Magali Colonetti. Uma da ações do estado foi citadas e ganhou destaque,  o Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, realizado a cada três anos. Passando por todas as regiões, o CAU/SC consegue se aproximar dos profissionais, dos estudantes e também do poder público. “Foi um encontro cheio de trocas, planos e alinhamento. Foi importante conhecer um pouco sobre o trabalho de cada Conselho e ver como poderemos trabalhar juntos em diversos momentos”, comentou a coordenadora.

A melhora da comunicação também foi um pedido do Presidente Carlos Barbosa e é um assunto tratado como prioridade. Algumas mudanças já foram feitas, tanto na comunicação externa como na interna.

Ações de comunicação em outros estados

No Rio de Janeiro, regimentalmente o CAU/RJ faz seu encontro bienal com a sociedade. Já o Rio Grande do Sul, além do seu trienal, também realiza o “Rumos da Arquitetura e Urbanismo” para aproximar o CAU/RS dos profissionais do interior do estado.

No Maranhão, entre outros, destaque para o Prêmio TCC do CAU/MA e o Espaço do Arquiteto, sala especial de coworking, como uma das ações do CAU Universitário.

O CAU/MT realiza cursos de capacitação para os arquitetos e urbanistas do estado, ministrados por conselheiros especialistas de diferentes localidades.

Outro bom exemplo é o Café no CAU, que une arquitetos, urbanistas, estudantes e sociedade em geral sobre temas de interesse para a categoria, fazendo os profissionais se sentirem pertencentes ao CAU/RJ.

Os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar os seus Planos de Comunicação/Ação de 2024.

Participação no ENAC

Presentes no ENAC, representantes da Comunicação dos seguintes CAU/UFs:

  • Região Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Região Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
  • Região Norte –  Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.
  • Região Sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
  • Região Sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Acesse as fotos do evento, no Flickr do CAU/BR.


Deixe seu comentário