A arquiteta Carmem Seara Cassol recebe homenagem do CAU/SC pelo Dia Internacional da Mulher

Arquitetas pioneiras de Santa Catarina contam suas trajetórias durante esta semana

Publicado no dia

Carmem Seara Cassol, 83 anos, é uma das arquitetas pioneiras no estado de Santa Catarina e foi a primeira mulher arquiteta a fazer o registro profissional pelo CREA-SC, no ano de 1965. É com essa precursora que o CAU/SC inicia as apresentações das pioneiras nesta semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Carmem se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, como a maioria das mulheres, tinha jornada tripla de trabalho: escritório de arquitetura, funcionária pública federal e dona de casa, com três filhos para criar. Também foi professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde participou da criação e implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do qual foi coordenadora do curso e chefe de departamento. Hoje está aposentada do serviço público, mas continua trabalhando com a sua paixão: fazer a bela arquitetura, como ela diz.

Segundo Carmem: “é um desafio fazer bela arquitetura com as leis municipais, que muitas vezes nos tolhem a liberdade criativa.”


Deixe seu comentário