Arquitetos debatem valorização profissional

Arquitetos da Inovação e eventos futuros

Publicado no dia

Na última quarta-feira, dia 27 de julho, Chapecó recebeu o projeto Arquitetando o Seu Negócio, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), em parceria com o SEBRAE. Realizado no auditório da CDL, o evento contou com a participação do conselheiro Everson Martins, que, na abertura, explicou como funcionam as oficinas que fazem parte do projeto Arquitetando o Seu Negócio e destacou que a previsão é de que, em Chapecó, elas devem ser realizadas entre os dias 1 e 3 de setembro.

Ministrada pela arquiteta e urbanista do CAU/SC Lilian Caovilla, a palestra ‘Tabela de Honorários – Quanto vale um projeto?’ contou com a participação de aproximadamente 30 profissionais que receberam orientações sobre o histórico das tabelas de honorários no Brasil, informações do Censo CAU/BR, conceitos, cálculos e diretrizes que balizaram a formatação da tabela de honorários do CAU/BR.

Além da teoria, os arquitetos e urbanistas puderam presenciar algumas simulações feitas pela arquiteta Lilian Caovilla, no aplicativo da tabela. Podendo em seguida, contribuir com perguntas e comentários. O passo a passo de como customizar a tabela levou em consideração cada escritório ou profissional, testando orçamentos para diversos tipos de atividades. De acordo com Lilian, houve uma grande participação dos profissionais, tendo sido gerado um debate bem produtivo sobre a desvalorização da profissão.

“Este evento é um grande passo para a valorização da profissão, pois, além de oferecer atualização para estudantes e profissionais da área, sensibiliza arquitetos e urbanistas a pensarem colaborativamente em prol da profissão, promovendo uma reflexão sobre os direitos e deveres que envolvem a nossa prática”, explicou Natália Bula, arquiteta e professora.

“Além disso, o projeto também apresenta alternativas de negócios para que os arquitetos repensem o seu fazer de forma empreendedora e, assim, surjam boas ideias para que a classe supere os percalços do momento econômico do País e, ao mesmo tempo, contribua para a criação de espaços com mais qualidade. Para mim, o melhor de tudo é chegar para os alunos e dizer que existe uma luz no fundo do túnel, se cooperarmos uns com os outros. Claro que não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas acho que estamos no caminho”, completou Natália.

Já a arquiteta e urbanista Camila Fonini Larionoff relatou que a tabela de honorários disponibilizada pelo CAU ainda está longe de ser uma realidade para os arquitetos que trabalham no oeste catarinense. “A palestra está funcionando como um start, seja para levantar discussões a respeito do valor correto a ser cobrado por determinados projetos, seja para criticar também os que cobram muito abaixo do que deveriam. Essa discussão reafirma a dificuldade de conseguir atingir o valor de projeto, porque vem também da luta para a realização de projetos arquitetônicos só com arquitetos”, opinou.

“Muitos engenheiros fazem ‘pacotão’ e fazem todos os projetos por um valor x, eu acredito que essa questão deve ser levantada constantemente e que a gente não deve perder as esperanças. Afinal, cada um deve saber a função que está apto a cumprir”, defendeu Camila.

 

Arquitetos da Inovação

Na mesma noite, o consultor do SEBRAE Gustavo Canova ministrou a palestra Arquitetos da Inovação, que teve por objetivo despertar os arquitetos para o desenvolvimento da inovação em seus próprios negócios. Por quase uma hora, Canova tentou mostrar que arquitetos, designers e profissionais da indústria criativa estão no centro das mudanças no mercado dos próximos anos, deixando claro que as ideias não nascem prontas, mas são pontos de partidas para explorar a inovação.

“Tentei transmitir conhecimentos em design thinking, técnicas de inovação e exemplos de tendências tecnológicas e comportamentais que podem ter influência na arquitetura”, destacou o consultor do SEBRAE.

 

Eventos futuros

A próxima cidade a receber o projeto Arquitetando o Seu Negócio será Joinville, no dia 10 de agosto, seguida de Itajaí, em 24 de agosto, encerrando o ciclo de trabalhos em Florianópolis, na data 21 de setembro.


Deixe seu comentário