Arquitetos e estudantes da região de Joinville recebem orientação

Cerca de 50 arquitetos e urbanistas e estudantes de arquitetura e urbanismo participaram, no início deste mês, de mais uma etapa do projeto Arquitetando o Seu Negócio, desta vez em Joinville

Publicado no dia

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Luiz Alberto de Souza, que falou sobre a entidade e, ainda, da importância da realização desta atividade para os arquitetos e urbanistas.

Na oportunidade, o conselheiro do CAU/SC Everson Martins falou sobre o conteúdo das oficinas técnicas de gestão, que fazem parte do projeto e que, em Joinville, serão realizadas entre 6 e 8 de outubro. As inscrições estão abertas, podendo ser feitas pelo canal de atendimento do SEBRAE, no 0800 570 0800.

Com o tema “Tabela de Honorários – Quanto vale um projeto?”, a arquiteta e urbanista do CAU/SC Mayara de Souza repassou aos participantes, por cerca de uma hora, orientações e ferramentas para potencializar os resultados dos seus empreendimentos. Ela também explicou os mecanismos e componentes que interferem no valor final do projeto.

Dividida em dois eixos, em um primeiro momento, a palestra repassou um histórico, bases legais e parâmetros existentes por trás dos cálculos do aplicativo da Tabela de Honorários. Já, na segunda parte, foi feita uma demonstração de aplicação da Tabela, utilizando o aplicativo, ferramenta que processa todo o cálculo complexo em uma interface simples.

Na parte prática, Mayara mostrou aos arquitetos e urbanistas como adequar as configurações para a realidade de cada escritório, ensinou, ainda, como observar e comparar o escopo referente ao preço que a Tabela está trazendo, como ajustar índices de complexidade e como decompor o preço, para que os profissionais tenham a noção de que a Tabela não se restringe a uma formação de preços, sendo uma ferramenta de gerenciamento.

Já o consultor do SEBRAE Gustavo Canova mostrou que arquitetos, designers e profissionais da indústria estão no centro das mudanças do mercado, nos próximos anos. Deixando claro, que as ideias não nascem prontas, mas são pontos de partidas para explorar a inovação.

Capacitação

O projeto busca capacitar empreendedores, motivar e promover iniciativas para o desenvolvimento de pequenos negócios, além de orientar o profissional de arquitetura e urbanismo sobre formas de potencializar os resultados. Para o arquiteto e urbanista Julcimar Taylor Sevegnani essa é uma oportunidade ímpar. “Gostei bastante de ter participado, inicialmente, da conversa sobre a Tabela Honorários. É algo bem interessante, já que isso não se aprende na faculdade e ajuda até mesmo quem está há anos no mercado, como é o meu c


Deixe seu comentário