Catarinenses recebem Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior em Chapecó

Iniciativa inédita buscou ampliar mercados para arquitetos e urbanistas nas áreas de fronteira

Publicado no dia

Na última quinta-feira, dia 18 de maio, dezenas de arquitetos e urbanistas de Santa Catarina participaram da edição itinerante da Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior, em Chapecó. O evento que teve transmissão simultânea pela internet teve como objetivo ampliar o mercado dos catarinenses em áreas de fronteira, além de Aumentar o número de exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo.

O treinamento buscou orientar os profissionais para realização de projetos e execução de obras em outros países. Entre os temas, os profissionais conheceram quais as metodologias, requisitos e documentos necessários para se ofertar serviços de arquitetura e urbanismo em países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios brasileiros.

A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Apoiam a iniciativa o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), aAssociação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

O presidente do CAU/SC, arquiteto e urbanista Luiz Alberto Souza destacou que a importância de atividade que, assim como essa, estimulem o aquecimento da economia e ampliação do mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas. “Diante da crise que o país vive, é visível a necessidade de ações pró ativas. Acredito que apenas com o protagonismo dos profissionais seja fundamental para que possamos achar alternativas de mudar o rumo do nosso futuro da economia”, salientou.

Perdeu o Curso de Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior?
A gravação do evento, na íntegra, está disponível no youtube do CAU/SC – Inscreva-se no canal e assista aos vídeos do evento clicando aqui.


Deixe seu comentário