CAU Portas Abertas terá palestra e homenagem Honra ao Mérito

Em 2023 são seis homenageados em quatro categorias. Solenidade de entrega será no dia 26.10.

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – composto pelo CAU/SC, IAB-SC, AsBEA-SC e SASC – agendou a solenidade de premiação Honra ao Mérito´2023 para o dia 26 de outubro. A entrega dos prêmios, em seis categorias, será no CAU Portas Abertas, na sede própria do CAU/SC, com palestra do Arq. Urb. Dietmar Starke, vencedor do Prêmio Internacional Architizer A+Awards 2015. Com mestrado na Universidade de Artes de Berlim, Dietmar executou projetos de arquitetura e de arte na Alemanha, no Egito e no Brasil. É arquiteto da RIOURBE – Empresa Municipal de Urbanização, e fundador do Estúdio Starke. No Rio de Janeiro, desenvolveu o projeto Naves do Conhecimento e Célula Urbana, este em parceria com a Fundação Bauhaus – Dessau e a prefeitura municipal. Realizado a cada três anos, o Honra ao Mérito reconhece pessoas físicas e jurídicas indicadas pela própria sociedade. A partir das indicações, os integrantes do CEAU analisaram e julgaram os candidatos, segundo critérios como o desenvolvimento técnico-científico, o impacto no ensino da arquitetura e urbanismo e na defesa da profissão. Após a etapa de julgamento, o resultado foi homologado na reunião Plenária de setembro.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na edição 2023, são seis premiados em quatro categorias:

 

CONTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL

 

– para Arquiteto e Urbanista:

ODILON MONTEIRO: Fundador e primeiro presidente do IAB/SC, Odilon Monteiro é autor de projetos emblemáticos, como as sedes administrativas da TELESC, CELESC, BRDE, FUSESC, CODESC e do Centro de Atendimento ao Consumidor CASAN, sendo alguns projetos em coautoria. Seu portfolio também inclui projetos para dezenas de condomínios, hospitais e ambientes corporativos. Na UFSC, como professor na década de 1970, foi um dos organizadores do curso de Arquitetura e Urbanismo. Também foi membro da comissão do Plano Diretor da Prefeitura de Florianópolis em 1978.

 

– para Jovem Arquiteto e Urbanista, com até 35 anos:

EDUARDO BAPTISTA LOPES: Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2011), Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), e Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2021), Eduardo Baptista Lopes tem uma abordagem pedagógica inovadora. Detentor de 36 premiações, destaca-se como professor, como arquiteto autônomo e por sua produção científica, publicada em revistas e livros como o Guia IAB para a Agenda 2030 da ONU. Seus projetos, caracterizados por um equilíbrio harmonioso entre estética, funcionalidade e sustentabilidade, demonstram seu compromisso em criar espaços que atendam às necessidades dos usuários e respeitem a paisagem natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTRIBUIÇÃO HONORÍFICA

(no plano de desempenho social, político e administrativo)

 

– para Escritório de Arquitetura e Urbanismo (PJ):

MOS ARQUITETOS ASSOCIADOS: Natural da Argentina e titular da MOS, Ricardo Monti faleceu poucos dias após o anúncio desta homenagem, deixando um vultoso legado, em mais de 50 anos de dedicação à profissão. Como colaborador e associado do escritório CBA – Carlevaro & Brena Associados, participou do projeto do Terminal Rodoviário Rita Maria – cujo anteprojeto foi vencedor de um concurso nacional (1976). A MOS Arquitetos Associados, fundada em 1999, é reconhecida por projetos como a sede administrativa da fábrica Portobello, o complexo Office Park e a sede da Softplan, no Sapiens Parque. O escritório possui os primeiros selos e certificação LEED no Estado, mas as contribuições com a sustentabilidade vão adiante: participou do masterplan da nova centralidade da Cidade Criativa Pedra Branca (2006) e projetou o showroom do bairro (2010), com a primeira estação fotovoltaica de Santa Catarina.

– para atividades empresariais em outras áreas de atuação, atividades governamentais ou não-governamentais (PJ):

IGENTES – INSTITUTO GENTES DE DIREITOS: promovendo eventos para fomentar a efetivação do direito à moradia, o IGENTES cria ambientes propícios para a interação entre profissionais do Direito, Arquitetura e Urbanismo e ativistas dos direitos à cidade e à moradia digna. Além da produção do conhecimento, o Instituto também se destaca pela atuação política, por meio da emissão de pareceres, em processos nas esferas administrativa, legislativa e judicial, onde defende o direito de morar dos mais vulneráveis, a necessidade de qualificação da unidade habitacional e de seu entorno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTRIBUIÇÃO BENEMÉRITA

– por doação material ou imaterial que tenha propiciado o surgimento ou o desenvolvimento de entidades que prestam relevantes serviços à sociedade:

 

ELISA JORGE DA SILVA: Na longa carreira, a Arq. Urb. Elisa Jorge da Silva contribuiu para a criação e para o desenvolvimento de políticas públicas, de legislações urbanas e para o fortalecimento de entidades profissionais, além de assumir um papel pioneiro, defendendo a Assistência Técnica pública e gratuita em Arquitetura e Urbanismo. Foi assessora parlamentar, no gabinete de três vereadores, e colaborou com a estruturação do Centro de Apoio e Promoção do Migrante (CAPROM), Centro de Educação Popular (CEDEP), dentre outros.

 

IN MEMORIAM

– homenagem póstuma em reconhecimento ao legado profissional de Arquitetos e Urbanistas catarinenses ou com atuação em Santa Catarina:

 

ANDRÉ SCHMITT (1946 – 2019): O Arq. Urb. André Schmitt, foi professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC (1979-1995), Secretário de Turismo e Cultura de Florianópolis (1986-1988), e deixou um legado, com 500 unidades habitacionais executadas em mais de 30 prédios. Dentre seus projetos estão o os hotéis Costão do Santinho, Plaza Itapema e Plaza Hering. Em parceria com outros escritórios, assinou o projeto paisagístico e arquitetônico do Jardim Botânico de Florianópolis. Coordenou a equipe vencedora do Concurso Público Nacional de Ideias (IPUF/PMF – IAB/SC) pelo projeto Urbanização Aterro da Baía Sul. Também contribuiu ativamente com a profissão, como presidente do IAB/SC, vice-presidente da AsBEA/SC, dentre outras atribuições.

 

O CAU Portas Abertas começa às 18h30min na sede própria do CAU/SC, na Av. Rio Branco, 828, e terá transmissão simultânea pelo Youtube CAUSCoficial.

 

  •  Publicado em 13.10.2023.

Deixe seu comentário