CAU/SC patrocina segundo volume dos Guias de Contratação BIM

Obra traz os principais arranjos contratuais e orientações sobre como o BIM pode ser aplicado a cada um deles.

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CAU/SC está patrocinando a coletânea Guias de Contratação BIM, com dois volumes já lançados. Presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden destaca na apresentação do segundo volume a relevância do Building Information Modelling para equacionar o déficit habitacional, considerando a estimativa de que a população mundial pode atingir 10 bilhões de habitantes até 2050, conforme as Nações Unidas. “Por meio do Decreto BIM BR, o Governo Federal estabelece a utilização de BIM na execução direta e indireta de obras e serviços de arquitetura e engenharia, realizadas por órgãos e entidades da administração pública federal. Alinhada ao Decreto, a nova lei das licitações também preconiza o uso preferencial de BIM, o que denota a relevante contribuição deste Guia, como fonte consistente de informação”, destaca Patrícia.

O primeiro volume da coleção traz “Conceitos básicos e requisitos para contratação BIM”, diferenciando projetos que usam BIM e os que têm por base o CAD, e como cada um impacta os processos de contratação, desde a seleção, licitação, acompanhamento da execução até as entregas e aceitação dos serviços. Dividido em quatro capítulos, o Guia descreve os requisitos e as responsabilidades dos participantes nestes processos, conforme a norma ABNT ISO 19.650 e demais normas ABNT e ISO aplicáveis, bem como a legislação e regulamentos nacionais pertinentes.

Para acessar o VOLUME 1 do Guia de Contratação BIM, Conceitos Básicos e Requisitos para Contratação BIM, clique aqui:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O segundo volume da coletânea traz as Diretrizes para Contratos BIM. O foco são os principais arranjos contratuais e orientações sobre como o BIM pode ser aplicado a cada um deles. Na LIVE de lançamento, a presidente do CAU/SC compartilhou a experiência do Conselho, que promoveu um concurso público para a escolha do projeto arquitetônico de sua sede, com base em BIM e seguindo a orientação dos guias do BFB. Para o presidente do BIM Forum Brasil, Rodrigo Koerich, a entidade denota estar cumprindo seu papel ao promover o BIM no Brasil por meio da articulação institucional e de entregas concretas, como estes Guias.

 

Para acessar o VOLUME 2 do Guia de Contratação BIM, Diretrizes para Contratos BIM, clique aqui:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Publicado em 31.10.2023.

 

 


Deixe seu comentário