CAU/SC traz especialistas de oito estados para Vivências em ATHIS

Programação incluiu oficina de terra com taipa de pilão e adobe.

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conselheiros Newton Marçal, Silvya Caprario e Rosana Silveira com painelistas da mesa Boas Práticas Catarinenses 

 

O CAU/SC trouxe especialistas de diferentes regiões do país para a Vivências em ATHIS, evento voltado à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social que vem reunindo mais de 60 interessados, entre arquitetos e urbanistas, acadêmicos e gestores públicos. Na palestra de abertura a doutora em urbanismo Bianca Moro, do Amapá, apresentou as soluções para os assentamentos em áreas alagadiças, conhecidas como “ressacas”. Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas para o financiamento de moradias e para a geração de renda, com Hamilton Mendes Rocha, Adinaldo Santos e Danilo Rodrigues trazendo detalhes do Banco Comunitário e a Moeda Social.

A programação de segunda-feira, a cargo da CATHIS do CAU/SC, coordenada pelas conselheiras Silvya Caprario e Rosana Silveira, teve ainda um panorama das políticas públicas, necessidades e soluções já encontradas para a Habitação de Interesse Social, com foco nas cidades de Florianópolis e Chapecó, que foi a primeira cidade de Santa Catarina a implementar a Lei de ATHIS, por meio de um convênio com o CAU/SC. A Lei, de 2008, determina que 2% das receitas de arrecadação líquida do Conselho de Arquitetura e Urbanismo são direcionados à ATHIS.

Após nove horas de programação teórica, no dia 13 de novembro, as atividades começaram com o “pé na massa” nesta terça-feira. Filemon Alves Tiago e Maíra Martins de Lima Tiago comandaram uma Oficina de terra, envolvendo taipa de pilão e adobe. “Além de ser uma alternativa sob o ponto de vista ambiental, por reduzir a emissão de carbono, a terra é uma matéria-prima barata. Para fazer os tijolos nós criamos uma massa com terra, palha e água. Depois de pisar, até acertar o ponto, a gente coloca dentro de uma forma, retira e espera secar. É um processo sem queima, não precisa cozinhar, e isso torna os tijolos viáveis para quem tem terra disponível”, explica Filemon.

O evento Vivências em ATHIS segue até as 18h com um painel sobre taipa de pilão e adobe, às 13h30min, e outro sobre Escritórios Públicos de ATHIS, às 16h. É possível participar de forma presencial, na sede do CAU/SC, na Av. Rio Branco, 828, em Florianópolis, ou acompanhar a transmissão pelo Youtube em tempo real, no @CAUSCoficial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conselheiros do CAU/SC com a palestrante da abertura, Bianca Moro, e os painelistas da mesa Moeda Social e Banco Comunitário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evento no CAU/SC com transmissão pelo Youtube CAUSCoficial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficina de terra: participantes produzem tijolos com terra, feno e água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS DO EVENTO VIVÊNCIAS EM ATHIS

 

  • Publicado em 14.11.2023.

 


Deixe seu comentário