Publicado no dia

O projeto Fundamentos para as Cidades 2030 rendeu ao CAU/SC o Prêmio ODS Santa Catarina 2020 na categoria Organização de Classe. A iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina reconhece as principais ações desenvolvidas pelos signatários (pessoas físicas ou jurídicas) para o avanço das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio dos vencedores ocorreu nesta quinta-feira, 12 de novembro, e teve transmissão ao vivo. Assista!

Desenvolvido entre 2018 e 2020 pela Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/SC), o Fundamentos para as Cidades 2030 promoveu uma série de ações para oferecer suporte à implementação de Planos Diretores Participativos alinhados aos ODS nas cidades. O produto principal deste trabalho, que mobilizou arquitetos e urbanistas, gestores públicos e diversos outros agentes que se dedicam a pensar e materializar este documento nos municípios catarinenses, foi o Manual orientativo para planos diretores participativos alinhados aos ODS, elaborado a partir de parceria com o Instituto Courb. Saiba mais sobre o projeto

A presidente Daniela Sarmento comemorou a conquista e classificou o prêmio como “uma oportunidade de visibilizar o potencial das cidades como protagonistas das mudanças que precisamos promover à luz dos ODS, pautados pela agenda 2030.” “É muito especial e significativo para o CAU receber esse prêmio, por se tratar de projeto realizado com a contribuição de muitos parceiros, em especial os arquitetas/os e conselheiras/os da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais, Câmara Temáticas de Estudos Urbanos e Instituto Courb. Com o Fundamentos para as Cidades 2030, os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina estão contribuindo e se colocando como parceiros estratégicos para promover as mudanças que as nossas cidades precisam”, declarou a presidente.

110 projetos desenvolvidos em todas as regiões do estado foram inscritos na premiação, que tem patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Engie Brasil Energia e Embraed – Empresa Brasileira de Edificações.

Confira a lista completa das organizações e pessoas contempladas em cada categoria:

  • Moeda Verde App, com o case Moeda Verde
  • Colégio Marista Criciúma, com o case toda lei deve ser cumprida. Autista também tem preferência
  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, com o case Fundamentos para as cidades 2030
  • Centro de Integração Empresa Escola de SC, com o case Programa CIEE Aprendiz – Socioaprendizagem
  • Prefeitura de Itajaí, com o case Aplicativo Conecta.í
  • Marco Antônio Friedrichsen, com o case Sistema ODS 14 Floripa

 

 

 

 


Deixe seu comentário