CAU/SC marca presença em seminário de Curitiba

O presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, acompanhado dos Conselheiros Everson Martins, Rael Belli e Thiago Borges, participou do seminário internacional “HABITAT III + COP 21 e suas inserções na política urbana”, realizado na semana passada em Curitiba, no Museu Oscar Niemayer

Publicado no dia

O evento foi organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR) e pela Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA).

O evento contou com a palestra da vice-presidente do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Elizabeth Ryan que compartilhou algumas de suas experiências e mostrou a Nova Agenda Urbana, documento que vai orientar a urbanização sustentável pelos próximos 20 anos e que foi adotado pelas delegações presentes na HABITAT III – Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que ocorreu no último mês, no Equador.

Além da palestra da australiana Elizabeth Ryan o evento contou com exposições e discussões sobre o clima. Durante o seminário, o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, apresentou a palestra “Habitat III + COP 21”, enfatizando o Acordo de Paris, como ficou conhecida a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que aconteceu no final do ano passado, na França. “O Acordo de Paris foi assumido por grande parte das nações do mundo. Os países assinaram documentos se comprometendo a reduzir a emissão de gases poluentes com a intenção de frear os impactos do aquecimento global. Esses objetivos também foram adotados por milhares de prefeitos de todo o planeta durante a Habitat III, e sempre é importante lembrar que as cidades são o maior artefato da humanidade”, disse Navolar.

Outra palestra que fez parte da programação foi a do arquiteto e urbanista Ernesto Galindo, representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que expôs uma relação entre a COP 21 e a Habitat III e apresentou um quadro das principais emissões de gases feitas pelo Brasil. O evento contou ainda com a palestra do presidente do CAU/PE.

Considerações

Após as palestras que contaram com a participação de cerca de 100 arquitetos, os participantes do evento puderam fazer considerações para formular um documento nos próximos dias com as conclusões do seminário internacional, para ser divulgado nos canais de comunicação do CAU/PR, como o site e o Facebook.

Documento mundial

Na ocasião, os presidentes e conselheiros de diferentes CAU/UF debateram ainda a Nova Agenda Urbana da ONU. O documento mundial que vai orientar a urbanização sustentável pelos próximos 20 anos foi adotado por delegações de diversas cidades do planeta presentes na HABITAT III.

Segundo o presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, essa nova agenda mundial prevista pela ONU para a discussão da habitação é muito relevante para todos os arquitetos e urbanistas. “O evento promovido pelo CAU/PR, IAB-PR e FPAA contou com palestras e debates com níveis elevados. Entendo que essas discussões devem ser ampliadas em âmbito nacional para que todos os profissionais da nossa categoria possam contribuir com essas metas globais”, sugeriu.

Já o presidente em exercício do CAU/RS, Joaquim Eduardo Vidal Haas, afirmou que os arquitetos e urbanistas precisam contribuir mais com as cidades. O presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, foi um dos palestrantes no MON e garantiu que o grande desafio deste século é o desenvolvimento das cidades.”


Deixe seu comentário