Coletânea Guias de Contratação BIM chega ao terceiro volume

E-books, com abordagem objetiva e didática, já estão disponíveis para download.

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A coletânea Guias de Contratação BIM, com patrocínio do CAU/SC, chegou no terceiro volume.

O primeiro e-book traz “Conceitos básicos e requisitos para contratação BIM”, diferenciando projetos que usam BIM e os que têm por base o CAD, e como cada um impacta os processos de contratação, desde a seleção, licitação, acompanhamento da execução até as entregas e aceitação dos serviços. Dividido em quatro capítulos, o Guia descreve os requisitos e as responsabilidades dos participantes nestes processos, conforme a norma ABNT ISO 19.650 e demais normas ABNT e ISO aplicáveis, bem como a legislação e regulamentos nacionais pertinentes.

O segundo volume, sobre “Diretrizes para contratação BIM”, tem apresentação da presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, que destaca o valor do Building Information Modelling para equacionar o déficit habitacional, considerando a estimativa de que a população mundial pode atingir 10 bilhões de habitantes até 2050, conforme as Nações Unidas. “Por meio do Decreto BIM BR, o Governo Federal estabelece a utilização de BIM na execução direta e indireta de obras e serviços de arquitetura e engenharia, realizadas por órgãos e entidades da administração pública federal. Alinhada ao Decreto, a nova lei das licitações também preconiza o uso preferencial de BIM, o que denota a relevante contribuição deste Guia, como fonte consistente de informação”, destaca Patrícia.

O terceiro volume, recém-lançado, explora as “Diretrizes para licitações BIM”. Para fazer download do volume 3, clique aqui.

 

  • Publicado em 16.11.2023.

 

 


Deixe seu comentário