Concurso “Que parada é essa?” é selecionado para edital de patrocínio do CAU/SC

Concurso quer mobilizar a comunidade a discutir e elaborar uma identidade visual para os abrigos de passageiros

Publicado no dia

Na manhã desta terça-feira (20), representantes da Area TB (Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão) e direção do CAU/SC se reuniram para a assinatura do edital de chamada pública de Patrocínio Institucional do Conselho. O projeto selecionado destacou-se com a proposta “Que parada é essa? – Ideias para novos abrigos de passageiros”. A solenidade aconteceu na sede do CAU/SC, em Florianópolis.

O projeto selecionado recebe o auxílio de R$10 mil para a execução do concurso que se propõe a mobilizar a população em prol da mobilidade e planejamento urbano, elaborar uma identidade visual para os abrigos e construir estruturas completas e resistentes para os usuários. O concurso será direcionado a engenheiros, arquitetos e urbanistas, mas quer, além disso, motivar demais profissionais e sociedade, a fim de criar espaços urbanos planejados para a comunidade.

“A ideia de um concurso surge justamente para trabalhar a mobilização. Queremos trazer a sociedade para discutir a mobilidade, os espaços e a estrutura da cidade. Fazer um grupo de trabalho com profissionais das mais variadas áreas e até mesmo leigos e ouvir todos. Pretendemos acolher as sugestões e opiniões para construir um espaço que realmente seja coletivo”, esclarece o coordenador do projeto, Flávio Luiz Alépio.

De acordo com os proponentes, já na primeira etapa da ação, o grupo pretende levar as discussões sobre mobilidade para dentro da sala de aula. “Já estamos alinhando ações dentro de escolas de ensino fundamental. Entendemos que, com a participação das crianças, também possamos chegar a toda a família. Nosso objetivo é que o ato de pensar boas soluções para a cidade se torne uma conversa natural, dentro das casas das pessoas, de modo que essas estruturas reflitam as necessidades delas”, avalia Alépio.

O presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, ressaltou a qualidade do trabalho apresentado e destacou a importância de financiamento para entidades sérias que se propõem a qualificar a vida nas cidades. “Precisamos salientar essas boas práticas, mostrar que bons projetos e boas ideias têm espaço quando bem embasados e elaborados de forma clara, transparente e consistente”, considera.

Para a diretora de departamento de Arquitetura da Area TB, Jalline Cesca, ser selecionado no edital denota o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição. “É muito significativo para todos nós. A proposta apresentada para o edital é o resultado de um trabalho voluntário, de muita dedicação. Feito por quem tenta realmente mudar a cidade com ações pontuais e melhor os espaços públicos”, comemora.

Participaram da solenidade de assinatura do edital de patrocínio, nesta terça-feira, o presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, o gerente geral do CAU/SC, Jaime Chaves, a diretora de departamento de Arquitetura da Area TB, Jalline Cesca, o coordenador do projeto e integrante da Area TB, Flávio Luiz Alépio, o desenvolvedor da proposta e também projeto e integrante da Area TB, Raul Figueiredo, e a auxiliar administrativa da ação, Andréia Nunes.

 


Deixe seu comentário