Conheça os Conselheiros eleitos pelo CAU/SC

Plenária 2024-2026 corresponde ao quociente de votos de cada chapa.

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, com a palestrante Glória Cabral e os Conselheiros na gestão 2021-2023, no lançamento do Concurso Nacional de Projeto para o edifício-sede do CAU/SC

 

COMISSÃO ELEITORAL ANUNCIA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO CAU/SC

 

Nos dias 16 e 17 de outubro, 119.615 arquitetos e urbanistas participaram ativamente das eleições no CAU, registrando seu voto pelo sistema Votaonline, do Governo Federal. Em Santa Catarina, o pleito teve 6.153 votos válidos, definindo a plenária do CAU/SC para a gestão 2024-2026. Os conselheiros eleitos – após a aplicação dos percentuais de desempenho e dos critérios de proporcionalidade – considerando 59,21% dos votos para a chapa 1 e 40,79% para a chapa 2, podem ser conferidos abaixo ou neste link aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O  resultado preliminar foi divulgado nesta quarta-feira, 18 de outubro, pela Comissão Eleitoral Nacional, na forma do art. 93, § 2º, do Regulamento Eleitoral. Ou seja: a chapa com maior número de votos não assume na íntegra, pois a plenária corresponde ao quociente de votos de cada chapa. Presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden foi eleita para Conselheira Federal do CAU/BR, passando a atuar em Brasília em prol da profissão. Além de Patrícia, que tem como suplente Ricardo Fonseca, foram eleitos 19 conselheiros estaduais titulares.

 

“Quero parabenizar todos os arquitetos e urbanistas que se engajaram nas Eleições do CAU, seja concorrendo, votando ou compondo a Comissão Eleitoral. É um processo democrático, transparente, que permite aos profissionais que estão no mercado construírem em conjunto o futuro da profissão”, destaca Patrícia. O trabalho como conselheiro no CAU é voluntário, e dos 1930 candidatos, em nível nacional, as eleições desta semana definiram 402 conselheiros titulares nos CAU/UF e 28 no CAU Brasil.

 

No CAU/SC, os conselheiros eleitos vão tomar posse no dia 18 de dezembro. Entre os legados da gestão 2021-2023, que enfrentou desafios adicionais por assumir em plena pandemia, estão a aquisição da sede própria – um prédio de seis pavimentos no Centro de Florianópolis – e a realização de um Concurso Nacional de Projeto para a reforma das áreas nobres do Edifício Diva. O Concurso atraiu 67 escritórios de diferentes regiões e o resultado foi anunciado no dia 9 de outubro.

 

As Eleições no CAU, conduzidas por uma Comissão Eleitoral Nacional, são realizadas a cada três anos. O pleito atual teve alguns diferenciais. Foram estabelecidos critérios de representatividade, para fortalecer a diversidade no Conselho. O sistema Votaonline também foi uma inovação, para que os arquitetos e urbanistas pudessem votar utilizando o cadastro no Gov.br. Agendada para 10 de outubro, a votação enfrentou problemas técnicos, e ao final do pleito, apenas 10% do Colégio Eleitoral conseguiu registrar seu voto naquela data. A solução encontrada pela Comissão Eleitoral foi ampliar o período de votação, para os dias 16 e 17, quando tudo fluiu sem imprevistos.

 

Os eleitores também escolheram o conselheiro titular e respectivo suplente para Representante das IES de Arquitetura e Urbanismo no CAU/BR. Em Santa Catarina, a chapa 1, Inovacau, obteve 3.643 votos válidos, elegendo 12 conselheiros e a conselheira federal, e a chapa 2, Soma, obteve 2.510, elegendo sete conselheiros.

 

  • Publicado em 19.10.2023.

 


Deixe seu comentário