Conheça os palestrantes do Congresso em Joinville

Não perca tempo e faça hoje mesmo sua inscrição para a próxima etapado Congresso Itinerante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), que irá ocorrer entre os dias 16 e 17 de junho,em Joinville

Publicado no dia

Para abrilhantar este evento, que promete fomentar a discussão das práticas pedagógicas, o exercício profissional e o seu reflexo na estruturação das cidades, estarão presentes os palestrantes Manoel Coelho, Gustavo Caldas Brito, Ricardo Corrêa, Mario Figueroa e Alexandre Pedrozo.

Natural de Florianópolis, Manoel Coelho foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná, e ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Curitiba. Formou-se em 1967, com a primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, onde foi professor titular e coordenadordo curso. Entre seus projetos, destacam-se as instalações da PUCPR e estudos de desenvolvimento urbano para a cidade de Criciúma.

Foi homenageado na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com Sala Especial, e recebeu vários prêmios, destacando-se pelos projetos na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Recebeu o selo de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design e o Grande Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso de Arquitetos Oscar Niemeyer, em1997.

Aos 37 anos, Gustavo Brito também será um dos palestrantes. Cientista social e mestre em socioantropologia das técnicas contemporâneas pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), foi na França em2006/2007 que teve seu primeiro contato com ferramentas como o Design Thinking. De volta ao Brasil, em 2008 retornou às salas de aula como professor de sociologia e filosofia no ensino fundamental e também superior, até o fim de 2014. Neste período, fundou o Extramuros, uma escola de projetos que promove mentorias, tutorias, cursos e workshops de educação para crianças, pais e educadores formais, unindo mais de 15 anos de sala de aula como educador à experiência como pesquisador e mestrando.

Coautor do livro ‘A bicicleta e as cidades’ e criador da bicicleta Urbana, desenvolvida especialmente para as cidades brasileiras, o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa também será um dos palestrantes do CongressoItinerante em Joinville. Sócio-fundador e coordenador geral da TC Urbes, atua como consultor em planejamento de modos suaves de transportes para institutos nacionais e internacionais, como a Clinton Foundation e a Rede Nossa São Paulo. Além disso, é adepto de todos os meios de transporte, desde que utilizados de forma inteligente.

Depois do sucesso que foi em Criciúma, o arquiteto e urbanista Mario Figueroa também irá palestrar em Joinville. Mário é doutor pela FAUUSP desde 2002, atual coordenador do curso de arquitetura da Fundação Armando Álvares Penteado e professor na Escola da Cidade desde 2006.Em 2007, venceu o Concurso Internacional para o Museu da Memória e o Centro Matucana, em Santiago do Chile. Foi sócio-fundador do Estúdio América e, desde o início de 2012, é o arquiteto titular do escritório FIGUEROA.ARQ.

Especialista em Gestão Urbana pelo Lincoln Institute of Land Policy (LILP), o arquiteto e urbanista Alexandre Pedrozo também estará presente noCongresso. Alexandre trabalha desde 1997 com gestão de cidades e planos diretores de desenvolvimento urbano. É professor de Planejamento Urbano e Regional e de Projeto de Urbanismo da UNIPAR. Já integrou equipes de pesquisa de Instrumentos de Gestão Urbana e Planos Diretores no Brasil e Angola. É ainda professor de especializaçãoem instrumentos de gestão urbana e gestão territorial da UP, UFPR, PUC e 3G.

Pedrozo é coautor do Jogo do Direito a Cidade, instrumento selecionado pelo Ministério das Cidades – Campanha Planos Diretores Participativos – 2006, entre outras ferramentas didático-pedagógicas para ensino de gestão e planejamento urbano. Coordenou e integrou equipes de Planejamento Urbano no Brasil. E em Angola, coordenou e integrou planos de estruturação urbana, projetos de arquitetura, restauro, expansão urbana e planejamento de centros históricos nas províncias de Luanda e Kwanza Norte.


Deixe seu comentário