Publicado no dia

Chegou ao fim o Cocreation Lab CAU/SC. Foram mais de 190 dias, 75 horas de aulas, 55 encontros e a orientação de mais de 20 profissionais para diversos(as) arquitetos(as) e urbanistas que buscaram aprender mais sobre o empreender. A missão desta turma de pré-incubação de ideias inovadoras era desenvolver propostas de negócios envolvendo acessibilidade, educação, sustentabilidade, plano diretor e habitação de interesse social.

E eles conseguiram. Seis ideias foram apresentadas no pitch final e três delas foram consideradas as melhores do projeto. Mas além de chegar nas melhores ideias, cada participante viveu um grande aprendizado. “A gente brinca que foi uma experiência super disruptiva. Entramos no programa realmente só com uma ideia e hoje estamos saindo aqui com um plano de negócio. Temos realmente um negócio estruturado. Foi possível refletir e aprender sobre todo o processo para criar o seu negócio”, comentou a arquiteta e urbanista Franciele de Almeira. Ela é parceira da arquiteta Maíra Nunes da Costa em uma Startup de Economia Circular de itens remanescentes de obras de construção civil. Elas também apresentaram sua ideia nesta última noite do projeto.

Os três melhores 


🥇1º lugar – His + Sustentável – Marcelo Lopes Leal
Produzir edificações sustentáveis para habitações de interesse social, utilizando o sistema construtivo wood frame como base estrutural. Este sistema construtivo é muito utilizado em diversos países há mais de cem anos e no Brasil está em franco crescimento. Santa Catarina, Paraná e RS são os maiores produtores do Pinus Ellitotti, o insumo principal deste sistema. É possível fazer isso de forma cooperativa, sustentável e inclusiva.

🥈2º lugar – URB Cidades – Jaqueline Andrade
Desenvolvimento de jogo, a partir da ludicidade, mas sem perder a materialidade do território na qual as crianças moram, que trabalhem com temáticas pertinentes ao planejamento urbanos das cidades, como mobilidade, habitação, uso e ocupação do solo, tendo em vista a cidade que se tem e a cidade que se quer.

🥉 3º lugar -ACES – Rachel Lopes Corrêa Pinto e Francisco Sérgio Baliego Filho

A ACES foi criada para proporcionar ambientes acessíveis para pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A ideia é ter linhas de produtos e serviços online para atender desde a população de baixa renda em larga escala até serviços personalizados para grandes empreendimentos.

 


Deixe seu comentário