Conselheira federal do CAU/SC é eleita presidente do CAU/BR

Patrícia Sarquis Herden foi eleita para o triênio 2024-2026

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Patrícia Sarquis Herden, arquiteta e urbanista de Santa Catarina, será a presidente do CAU/BR pelos próximos três anos, na gestão 2024-2026. A eleição foi realizada nesta quinta-feira, 18 de janeiro, na Plenária com continuação no período da tarde, para a escolha dos vice-presidentes do Conselho e dos integrantes das Comissões do CAU/BR. Em seu discurso, Patrícia enfatizou a vontade de unir os profissionais, trabalhando por um CAU realmente coletivo, para que todos na Plenária tenham lugar de fala.

 

“Nossa presidência será coletiva, pugnando pela efetiva descentralização do CAU e garantindo o espaço de todos que se fazem representar aqui neste colegiado. Temos a oportunidade de mudar a imagem do nosso Conselho”, anunciou, acrescentando um trecho do escritor de etnia indígena Ailton Krenak: “o amanhã não está à venda”. Patrícia, que presidiu o CAU/SC de 2021 a 2023, foi eleita com 14 votos dos 28 conselheiros federais. Na apuração, houve 13 votos para o conselheiro José Jefferson de Sousa (RN) e uma abstenção.

 

A nova presidente do CAU/BR é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina, com MBA em Plataforma BIM e especialização em Arquitetura de Interiores. É docente em cursos de pós-graduação, certificada pela GRAPHISOFT Internacional, e integra o Conselho Administrativo do BIM Forum Brasil. É empresária no setor de tecnologia há 30 anos e atua como consultora da indústria AEC em gestão e implementação BIM com foco no aprimoramento de processos. Tem vasta experiência englobando todas as fases do projeto, aprovação legais e compatibilizações até a execução de obras civis e interiores. Entre seus legados, na presidência do CAU/SC, está a aquisição de um prédio de seis andares e a realização de um concurso público para a reforma da sede própria do Conselho, em Florianópolis.

 

Na plenária desta manhã, Patrícia estruturou suas propostas em quatro eixos: valorização profissional; diálogo sobre o exercício profissional; Arquitetura e Urbanismo para todos; e gestão eficiente, democrática e transparente. “Nosso objetivo é oferecer mais serviços por meio do SICCAU, como banco de talentos, capacitação, caixa de assistência, cooperativa de crédito, assessoria jurídica, contábil e câmaras temáticas para conduzir a discussão em fóruns profissionais”, destacou Patrícia, que também fez questão de relembrar a contribuição dos ex-presidentes e das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas na criação do Conselho. “Nessa primeira década de CAU, vencemos grandes desafios, graças aos conselheiros que se dedicaram e permitiram que nós chegássemos aqui hoje com um CAU mais forte”, afirmou.

 

 

  • Publicado em 18.01.2024.

Deixe seu comentário